plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Ligações de orelhões no Pará continuam gratuitas, e agora para todo o Brasil

Criado na década de 1970, o telefone público, mais conhecido como “Orelhão”, caiu em desuso com a popularização dos celulares e da internet. Mas se você encontrar algum em funcionamento (coisa rara hoje em dia) aproveite, pois agora é possível fazer liga

Criado na década de 1970, o telefone público, mais conhecido como “Orelhão”, caiu em desuso com a popularização dos celulares e da internet.

Mas se você encontrar algum em funcionamento (coisa rara hoje em dia) aproveite, pois agora é possível fazer ligações gratuitas, e não apenas locais, mas para todo o país.

O serviço é uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) devido ao não cumprimento de obrigações por parte da concessionária Oi.

As chamadas locais e de longa distância nacional em orelhões podem ser realizadas de abril a setembro deste ano sem qualquer tipo de cobrança, é só chegar e discar.

A medida estava em vigor desde 2015 para ligações locais, no entanto, a determinação ampliou o prazo da gratuidade, que era até o último 30 de março.

Além do Pará, a medida é válida para outros 11 estados. São eles: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima.

Por que a gratuidade?

Após fiscalização da Anatel, constatou-se que o percentual de orelhões em condições de operação não atingiu os patamares estabelecidos pela agência, que deve ser de, no mínimo, 90% em todas as Unidades da Federação e de no mínimo 95% nas localidades atendidas somente por orelhões.

A Agência estabeleceu ainda que novo controle das condições de disponibilidade dos aparelhos deve ocorrer no dia 31 de agosto. Medição indicará os estados em condição de gratuidade para o período de outubro de 2018 a março de 2019.

(Fonte: UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias