Notícias / Brasil

ACHE UM E SEJA FELIZ

Ligações de orelhões no Pará continuam gratuitas, e agora para todo o Brasil

Segunda-Feira, 02/04/2018, 21:43:09 - Atualizado em 02/04/2018, 23:11:25 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Ligações de orelhões no Pará continuam gratuitas, e agora para todo o Brasil (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Criado na década de 1970, o telefone público, mais conhecido como “Orelhão”, caiu em desuso com a popularização dos celulares e da internet.

Mas se você encontrar algum em funcionamento (coisa rara hoje em dia) aproveite, pois agora é possível fazer ligações gratuitas, e não apenas locais, mas para todo o país.

O serviço é uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) devido ao não cumprimento de obrigações por parte da concessionária Oi. 

As chamadas locais e de longa distância nacional em orelhões podem ser realizadas de abril a setembro deste ano sem qualquer tipo de cobrança, é só chegar e discar.

A medida estava em vigor desde 2015 para ligações locais, no entanto, a determinação ampliou o prazo da gratuidade, que era até o último 30 de março.

Além do Pará, a medida é válida para outros 11 estados. São eles: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima.  

Por que a gratuidade?

Após fiscalização da Anatel, constatou-se que o percentual de orelhões em condições de operação não atingiu os patamares estabelecidos pela agência, que deve ser de, no mínimo, 90% em todas as Unidades da Federação e de no mínimo 95% nas localidades atendidas somente por orelhões.

A Agência estabeleceu ainda que novo controle das condições de disponibilidade dos aparelhos deve ocorrer no dia 31 de agosto. Medição indicará os estados em condição de gratuidade para o período de outubro de 2018 a março de 2019.

(Fonte: UOL)







Comentários

Destaques no DOL