plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Toyota apresenta protótipo do primeiro veículo híbrido que pode usar etanol

A Toyota quer ser a primeira montadora a produzir um veículo capaz de rodar com gasolina, álcool ou eletricidade. O plano inclui produção nacional e foi anunciado nesta segunda-feira (19), em São Paulo. A empresa apresentou o Prius Hybrid Flex, que ai

A Toyota quer ser a primeira montadora a produzir um veículo capaz de rodar com gasolina, álcool ou eletricidade. O plano inclui produção nacional e foi anunciado nesta segunda-feira (19), em São Paulo.
A empresa apresentou o Prius Hybrid Flex, que ainda é um protótipo. O carro iniciou uma viagem de 1.500 quilômetros até Brasília, em que será abastecido sempre com etanol. O desenvolvimento está sendo feito por engenheiros brasileiros, que já conhecem o sistema bicombustível dos carros nacionais. O casamento com o motor elétrico ocorre da mesma forma que no Prius convencional, a gasolina.
"Todo dia alteramos o programa de controle do carro para melhorar a dirigibilidade com etanol, que não pode ser muito diferente do uso com gasolina", diz Edson Orikassa, engenheiro da Toyota e presidente da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva).
O protótipo é capaz de rodar consumindo apenas eletricidade no trânsito urbano. As baterias são recarregadas durante desacelerações ou por meio do motor a combustão, mais usado na estrada e nos momentos em que é preciso mais potência.
A montadora não divulgou números preliminares de consumo com álcool. Segundo dados do Teste Folha-Mauá, o modelo japonês percorre 22,8 quilômetros com um litro de gasolina na cidade.
COROLLA HÍBRIDO Durante a apresentação do Prius flex, o presidente-executivo da Toyota na América Latina, Steve St. Angelo, afirmou que "sonha com a produção de um carro híbrido no Brasil". Contudo, o escolhido deverá ser um modelo com maior potencial no mercado interno: o Corolla.
Atual líder de vendas em seu segmento, o sedã médio produzido em Indaiatuba (SP) deverá ganhar uma nova geração no país em 2020, quando terá a mesma plataforma do Prius atual.
O período até o lançamento do novo Corolla coincide com o calendário de desenvolvimento do híbrido flex.
(Folhapress)
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias