plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Suposto site de consulta pública de CPFs vaza dados de brasileiros

Um site identificado com o nome “BTCMT” fazia uso dos serviços de pesquisa por CPF ou CNPJ e era considerado até muito acessado. A questão é o que a referida página virtual vazava inúmeras informações de cidadãos nacionais sem o consentimento deles. O us

Um site identificado com o nome “BTCMT” fazia uso dos serviços de pesquisa por CPF ou CNPJ e era considerado até muito acessado. A questão é o que a referida página virtual vazava inúmeras informações de cidadãos nacionais sem o consentimento deles.

O uso era simples: inseria os números exigidos e aguardava os dados relacionados ao documento aparecerem. O que assustava, porém, era a precisão e a frequência com esse site anunciava as informações. De acordo com a reportagem feita pelo UOL, um dos membros da equipe decidiu fazer um teste e usou dados de uma pessoa que teria se mudado há menos de um mês. No site suspeito, o novo endereço já estava disponível.

O nome completo da mãe e a data de nascimento também aparecem na base de dados exposta pelo “BTCMT”, tudo usando uma busca simples do CPF. Para preocupar ainda mais, após pesquisar o dono do domínio do site, chegou-se até um médico de 55 anos; acredita-se, porém, que ele seja um simples ‘laranja’ na história toda.

Sites como esses levantaram questões sobre a legalidade e ilegalidade, tendo em vista que o site da Fazenda também permite a consulta normal do CPF, porém, mostrar o endereço residencial das pessoas consultadas seria “um pouco demais”, pois pode ser considerado um ‘dado protegido’.

Esse tipo de vazamento existe em parte pela ausência de uma lei específica. Estamos atrasados com essa lei de dados, temos só alguns projetos. Quando temos uma lei detalhada, multas e fiscalizações mais claras geram uma sensação de segurança maior”, diz Renato Blum, advogado da Opice Blum Advogados.

(Com informações do UOL Tecnologia)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias