plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Centro de pesquisa confirma que 'clarão' visto na Bahia era meteoro

Pesquisadores da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) confirmaram que o clarão avistado no céu do Estado da Bahia, na noite da última terça-feira (20), foi de fato causado por um meteoro. O ocorrido foi um dos assuntos mais comentados

Pesquisadores da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) confirmaram que o clarão avistado no céu do Estado da Bahia, na noite da última terça-feira (20), foi de fato causado por um meteoro. O ocorrido foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais brasileiras nos últimos dias.

De acordo com nota técnica da Bramon, o clarão visto por muitos baianos, e inclusive registrado em vídeos, foi um “fenômeno luminoso provocado pela passagem de um fragmento de rocha espacial pela atmosfera da Terra”.

Segundo a Rede de Monitoramento de Meteoros, o clarão não poderia ter sido causada por um lixo espacial porque “todos os objetos postos em órbita pelos diversos programas espaciais de todo o mundo são monitorados diariamente por observadores internacionais e independentes” e, na noite do dia 20, “não havia nenhum alerta de reentrada [de lixo espacial]”.

“Além disso, já calculamos a velocidade e o ângulo de entrada do meteoro, e eles são totalmente incompatíveis com uma reentrada de algum objeto em órbita”, afirma a nota da Bramon.

Por fim, o comunicado esclarece que, muito provavelmente, um objeto supostamente encontrado por homem, no município de Camaçari, também na Bahia, logo após o clarão, não tem nenhuma relação com o meteoro.

“Na história, o Sr Edinei fala de uma explosão que ocorreu no momento em que ele ateava fogo em um material no terreno que ele estava limpando, e que depois disso, encontrou o artefato e uma pequena cratera no terreno”, relata a nota

“Apesar de não sermos especialistas em explosões, nos parece muito mais sensato relacionar essa explosão ao fogo que ele havia provocado no terreno. O objeto parece que originalmente era cilíndrico e que foi explodido por uma força interna. Então, acreditamos que seria mais fácil acreditar que isso fosse algum artefato balístico que estava enterrado e explodiu com calor do fogo”, diz o texto.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias