plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

'613 pessoas foram resgatadas mais de uma vez da escravidão', diz OIT

O Observatório Digital do Trabalho Escravo no Brasil começou a divulgar nesta sexta-feira (2), dados compilados entre 2003 e 2017, que revelam um total de 35,3 mil trabalhadores resgatados no “País da Escravidão”. Aqui, foi constatado que a realidade é qu

O Observatório Digital do Trabalho Escravo no Brasil começou a divulgar nesta sexta-feira (2), dados compilados entre 2003 e 2017, que revelam um total de 35,3 mil trabalhadores resgatados no “País da Escravidão”. Aqui, foi constatado que a realidade é que, pelo menos, 613 pessoas foram resgatadas pelo menos duas vezes da situação de escravidão.

O mecanismo foi criado pela OIT e pelo Ministério Público do Trabalho. Os dados revelam também que, até quem estava em liberdade, acabou voltando para a escravidão.

(Foto: Divulgação)

Apesar de ser uma proporção pequena, a OIT avalia que os números demonstraram uma necessidade de fortalecer medidas de apoios socioeconômicos aos resgatados, já que a “reincidência demonstra que não houve mudança significativa mesmo com a liberação feita pelas autoridades”.

Além disso, especialistas acreditam que o número real de reincidência pode ser muito maior, tendo em vista que os dados disponíveis se referem à concessão de seguro desemprego na modalidade “trabalhador resgatado”.

Ou seja, para chegar até aqui, foi preciso passar pelos processos de aliciamento, exploração, denúncia, investigação, operação de fiscalização, resgate e, por último, o acesso ao seguro desemprego.

(Com informações do Estadão)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias