plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Pesquisador fala sobre 'clarão' visto no céu do Acre; vídeo viralizou

Um forte clarão no céu assustou os moradores de diversas cidades no Estado do Acre, no final da tarde deste sábado (27), e o vídeo do fenômeno bombou nas redes sociais do Brasil. Neste domingo (28), o “mistério” parece ter sido solucionado. O clarão

Um forte clarão no céu assustou os moradores de diversas cidades no Estado do Acre, no final da tarde deste sábado (27), e o vídeo do fenômeno bombou nas redes sociais do Brasil. Neste domingo (28), o “mistério” parece ter sido solucionado.

O clarão foi visto em pelo menos seis cidades do Acre, entre elas a capital Rio Branco. As primeiras notícias eram de que um meteorito havia caído em uma região isolada de Pucallpa, no Peru, na fronteira com Cruzeiro do Sul, no Acre.

No entanto, segundo o astrônomo Marcelo de Cicco, pesquisador tecnologista do Inmetro e coordenador do Projeto Exoss do Observatório Nacional, com sede no Rio de Janeiro, o clarão avistado foi causado por restos de um foguete da indústria aeroespacial russa.

“São restos do foguete lançador do satélite AngoSat 1 Communications Satellite. Isso acontece sim. É próprio da estratégia de lançamento de satélites. O foguete lança o satélite lá em cima, o último estágio abre, manda o satélite para ser recolocado e eles já propositalmente calculam que aquele resto do foguete, aquele estágio, eles já calculam pra que ele queime na atmosfera depois de algum tempo”, explica Marcelo, em entrevista ao portal “Ac24horas”.

O lixo espacial reentrou na atmosfera e foi visto exatamente às 18h32 (horário local) e às 23h32 (UTC), termo que significa Tempo Universal Coordenado, informou Marcelo de Cicco.

Veja o vídeo do fenômeno.

(Com informações do portal Ac24horas)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias