plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Vacina contra vício em cocaína é testada com sucesso pela primeira vez

A cura para um dos vícios mais aterrorizantes da nossa era pode estar próxima, e com uma importante contribuição brasileira. Pesquisadores brasileiros testaram com sucesso nesta segunda-feira (20) a vacina contra vício em cocaína. Nesta primeira fase, os

A cura para um dos vícios mais aterrorizantes da nossa era pode estar próxima, e com uma importante contribuição brasileira. Pesquisadores brasileiros testaram com sucesso nesta segunda-feira (20) a vacina contra vício em cocaína. Nesta primeira fase, os testes foram realizados em animais e ainda não há previsão sobre quando a vacina estará disponível no sistema de saúde nacional.

Os cientistas, ligados a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), estão trabalhando há mais de dois anos no projeto, que chegou a ficar alguns meses parado por falta de verbas para financiamento da ideia.

"Desenvolvemos uma molécula que estimula a produção de anticorpos contra a cocaína no sistema imunológico", afirmou à agência de notícias AFP o professor Angelo de Fátima, do departamento de Química Orgânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), um dos responsáveis pela pesquisa.

"Esses anticorpos capturam a cocaína, impedindo-a de chegar ao cérebro, e reduzem os efeitos euforizantes da droga, o que leva o usuário a perder interesse no seu consumo", explicou o acadêmico.

De Fátima lembrou que nos Estados Unidos há pesquisas neste mesmo sentido, mas com moléculas diferentes.

"Nossa molécula é distinta da americana. A nossa carece da parte proteica", declarou, sem revelar o nome da molécula utilizada, pois "ainda não foi patenteada”.

Segundo o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o consumo de cocaína no Brasil é quatro vezes maior que a média mundial.

A princípio, a vacina só será usada por pacientes altamente motivados a parar de tomar drogas, para a prevenção do abuso de cocaína por crianças e adolescentes, ou na luta contra o crack, diz Fátima.

(Fonte: TV Cultura)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias