plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Proposta de bandeira criada por Hans Donner vira piada

Crise econômica, delações premiadas, crise entre os Poderes, apatia da população. Para solucionar todos esses problemas, por que não incluir a palavra "Amor" no lema da bandeira nacional? Durante a realização do Fórum do Amanhã, que aconteceu em Minas G

Crise econômica, delações premiadas, crise entre os Poderes, apatia da população. Para solucionar todos esses problemas, por que não incluir a palavra "Amor" no lema da bandeira nacional? Durante a realização do Fórum do Amanhã, que aconteceu em Minas Gerais, o designer alemão Hans Donner apresentou sua proposta para "modernizar" nossa bandeira, que inclui mudanças no sentido da faixa branca e a utilização de diferentes tons amarelos e verdes, em degradê.

Donner, responsável pela criação da marca da TV Globo e autor de aberturas de diferentes programas e novelas da emissora, parece levar a sério sua proposta. De acordo com ele, uma mudança na bandeira resgataria a positividade e a solidariedade do povo brasileiro, dando destaque ao "Amor, Ordem e Progesso".

Naturalizado brasileiro, o designer planeja reunir pelo menos 100 mil assinaturas para levar seu projeto ao Congresso Nacional. Eventuais mudanças de design não dependem de alterações da Constituição Federal: apesar de nossa lei fundamental definir a bandeira como um símbolo nacional, alterações em seu formato dependem da aprovação de maioria simples nas duas casas do Legislativo.

Utilizada após a proclamação da República, em 1889, nossa bandeira não passou por grandes alterações desde então — foram acrescentadas estrelas que representaram os novos estados da federação.

Ao contrário do que a sabedoria popular afirma, o verde e o amarelo não representam nossa mata e nossas riquezas. O verde é símbolo da Casa de Bragança, a quem pertencia Dom Pedro I, enquanto o amarelo representa a Casa de Habsburgo, da imperatriz Maria Leopoldina (que era austríaca). O lema "Ordem e Progresso" foi inspirado a partir dos ideias da corrente filosófica positivista, que valorizava o pensamento científico e racional.

Cá entre nós: se uma bandeira para comemorar a República guardava homenagens à Monarquia, essa proposta de bandeira com inspiração artística dos anos 80 até que representa bem o momento em que vivemos...

Nas redes sociais, a bandeira virou piada:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias