plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Mãe incentiva filha com deficiência visual a ser independente e encanta a internet

Uma emocionante história de superação está ganhando visibilidade nas redes sociais. Em Guarulhos, São Paulo, Fernanda Almeida (23), testa a independência de sua filha com deficiência visual, Sophia, de apenas 4 anos, ao incentivá-la a ir sozinha até o and

Uma emocionante história de superação está ganhando visibilidade nas redes sociais. Em Guarulhos, São Paulo, Fernanda Almeida (23), testa a independência de sua filha com deficiência visual, Sophia, de apenas 4 anos, ao incentivá-la a ir sozinha até o andar de baixo de sua casa para pegar achocolatado com a tia. Destemida, a menina sobe e desce os degraus sem medo, vence obstáculos e ainda caminha segurando o copo com as mãos.

Em sua página na internet denominada de “Princesa Sophia”, mãe e filha compartilham experiências sobre o processo de adaptação de uma criança com deficiência visual, como o primeiro contato com a bengala e o uso correto do piso de orientação tátil. Cega decorrente do nascimento prematuro, a garotinha está entre os usuários da Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, que oferece atendimento especializado gratuito para quem é cego ou tem baixa visão e seus familiares.

Segundo Maria Aparecida Carlini, pedagoga da instituição, para ter independência, a pessoa com deficiência visual precisa explorar o mundo e vencer seus desafios sozinha. “Orientamos os pais que deixem seus filhos viver de forma autônoma para não interferir no desenvolvimento infantil. Para facilitar este processo, o brincar e a brincadeira são essenciais, pois contribuem para inclusão em casa, na escola e na comunidade”.

Em um contraponto aos estigmas sociais, Fernanda e Sophia fazem sucesso nas redes e revelam que as pessoas com deficiência visual podem viver livres. “Sempre estou por perto para proteger quando é necessário, mas quero que minha filha explore o mundo à sua volta e desenvolva habilidades importantes para o seu dia a dia. Com os vídeos que publiquei, recebo muitos comentários positivos, que incentivam sua independência”, comenta Fernanda.

No Facebook os internautas elogiaram a atitude da mãe e coragem da pequena Sophia. “Não me canso de ver, Sophia muito linda! Parabéns mamãe pela coragem”, “Mudou meu dia tanta força de vontade dessa linda! Que Deus abençoe ela e sua mãe que é uma guerreira”, “Parabéns Sophia você é um anjo para nos ensinar que não existe limitações e parabéns mãe da Sofia por ensinar ela a viver neste mundo cheio de obstáculos”, entre outros comentários. Até a tarde desta quarta-feira (08), o vídeo já tinha sido visto mais de seis mil vezes.

(DOL com informações da Laramara)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias