plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Saiba como jovens entre 15 e 29 anos podem viajar de graça no Brasil

Uma lei criada pelo Governo Federal no início deste ano permite a jovens viajar de graça ou pagando 50% menos na passagem em viagens interestaduais. A lei em questão dá o benefício a pessoas entre 15 a 29 anos que possuem o documento virtual Identidade J

Uma lei criada pelo Governo Federal no início deste ano permite a jovens viajar de graça ou pagando 50% menos na passagem em viagens interestaduais.

A lei em questão dá o benefício a pessoas entre 15 a 29 anos que possuem o documento virtual Identidade Jovem, ou id Jovem. O objetivo do documento (que funciona como um aplicativo de celular) é facilitar o acesso de jovens estudantes de baixa renda à cultura e eventos esportivos.

O programa contempla, além do pagamento de meia-entrada em eventos culturais e esportivos, como já acontecia com a carteirinha de estudante, que todas as empresas de transporte terrestres ou aquaviários reservem dois lugares gratuitos para os jovens que tenham a Identidade Jovem – e também mais duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas.

Para se cadastrar, basta estar entre a faixa etária estipulada, comprovar renda familiar de até 2 salários-mínimos e baixar o app (iOS, Android ou Windows Phone) – dá para fazer pelo site. Alguns dados serão solicitados, como o Número de Identificação Social (NIS), então o cartão será gerado. Além disso, segundo a Caixa, o jovem deverá estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Não há necessidade de imprimir para fazer uso dos benefícios, basta apresentar o QR Code gerado pelo app e pronto.

Caso as empresas se recusem a oferecer os seus direitos, o Governo Federal recomenda que seja feita uma denúncia pelo número 166, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, no e-mail [email protected] ou no site da Agência, na aba “Fale Conosco”, e também nos postos da ANTT disponíveis nos principais terminais rodoviários do país.

Vale dizer que a reserva de vagas em ônibus interestaduais deverá se feita, no mínimo, três horas antes da viagem. Para maiores informações, clique aqui ou aqui. Boa viagem!

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias