plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

"Moro ama publicidade", diz advogado que representa Lula na ONU

CATIA SEABRA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva perante o Comitê de Direitos Humanos da ONU, Geoffrey Robertson chamou o juiz Sergio Moro de "egomaníaco". Durante jantar na noite de quarta-feira (30), em São

CATIA SEABRA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva perante o Comitê de Direitos Humanos da ONU, Geoffrey Robertson chamou o juiz Sergio Moro de "egomaníaco". Durante jantar na noite de quarta-feira (30), em São Paulo, Robertson lançou dúvidas sobre a chance de absolvição de Lula em segunda instância. Especialista em direitos humanos, o advogado britânico-australiano ironizou o fato de ter visto nos jornais uma fotografia em que o juiz Marcelo Bretas oferece pipoca a Moro durante sessão de lançamento de filme sobre a Operação Lava Jato, na segunda (28). No encontro, realizado na casa do advogado Pedro Serrano, Robertson criticou a omissão dos nomes dos financiadores do filme -chamado "Polícia Federal - A Lei é para Todos". Ele foi também irônico ao comentar a presença de Moro no lançamento de um livro sobre sua trajetória. Segundo Robertson, Moro autografou exemplares do livro que inspirou o filme como se fosse seu autor. "Moro ama publicidade", afirmou Robertson, segundo quem "Moro se comporta como um Eliot Ness" -agente norte-americano que combateu a máfia nos anos 30 e conseguiu prender Al Capone. Em passagem relâmpago pelo Brasil, Robertson criticou ainda o presidente do TRF-4 (Tribunal Regional Federal, que julgará o caso em segunda instância), desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, que chamou de irretocável a condenação de Lula. O advogado chamou de ridícula essa manifestação do presidente do tribunal e disse que poderá exercer influência sobre os desembargadores. "É ridículo, o presidente prejulgou. Como Lula terá direito a uma apelação justa?" Mais uma vez, o advogado classificou de "inquisitorial" o sistema brasileiro, em que, para ele, magistrado é ao mesmo tempo promotor e juiz. Para Robertson, essa é um aberração. Integrante do conselho da Rainha britânica, Robertson está no Brasil para uma série de compromissos que incluiu uma palestra no Congresso Nacional. Ele deixa o Brasil na sexta-feira (1º).

Fonte: FolhaPress

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias