plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Belo Monte inicia produção de energia na sexta unidade geradora

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou, na última quarta-feira (19), o início da geração comercial da sexta unidade geradora da Casa de Força Principal de Belo Monte. Com a autorização, Belo Monte já é uma das três maiores geradoras de e

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou, na última quarta-feira (19), o início da geração comercial da sexta unidade geradora da Casa de Força Principal de Belo Monte. Com a autorização, Belo Monte já é uma das três maiores geradoras de energia do Brasil.

Estão sendo instaladas 18 unidades geradoras em Belo Monte, tipo Francis, e a nova turbina em operação acrescenta mais 611,1 MW à capacidade instalada da hidrelétrica, que passa a ser de 3,8 mil MW.

Com a nova unidade geradora, a UHE Belo Monte ultrapassa a capacidade de grandes hidrelétricas brasileiras, como Jirau, em Rondônia, cuja produção máxima chega a 3,7 mil MW.

Quando estiver funcionando na sua potência total, Belo Monte terá 11.233,1 MW em capacidade instalada, dos quais 11 mil MW serão produzidos na Casa de Força Principal e 233,1 MW, na Casa de Força Complementar, já concluída, em Pimental, onde o rio Xingu foi barrado. Dessa forma, o complexo hidrelétrico já opera comercialmente com 12 das 24 turbinas projetadas, sendo seis no Sítio Belo Monte e seis em Pimental, que opera com turbinas tipo Bulbo.

Belo Monte contribuirá com o sistema elétrico brasileiro dispondo de energia suficiente para beneficiar 60 milhões de pessoas em todo o Brasil. Setenta por cento da energia de Belo Monte já foi comercializada em 2010, por meio de leilão, para 17 estados brasileiros. O restante está disponível para o mercado livre e para empresas autoprodutoras acionistas do empreendimento.

(Com informações de divulgação)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias