plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Bebê morre após médica recusar atendimento

A médica Haydee Marques da Silva, de 59 anos, que deixou de atender o bebê Breno Rodrigues Duarte da Silva, de 1 ano e 6 meses, já tinha uma anotação criminal por um caso de agressão envolvendo uma paciente, em 2010. A informação é Polícia Civil do Rio

A médica Haydee Marques da Silva, de 59 anos, que deixou de atender o bebê Breno Rodrigues Duarte da Silva, de 1 ano e 6 meses, já tinha uma anotação criminal por um caso de agressão envolvendo uma paciente, em 2010. A informação é Polícia Civil do Rio de Janeiro.

A criança, que sofria de uma doença neurológica, morreu cerca de uma hora e meia depois de a profissional de saúde decidir não atendê-la, na última quarta-feira (7). Segundo relatos da família, a médica chegou com a ambulância no condomínio da família, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, mas foi embora sem subir ao apartamento para prestar socorro.

Em um vídeo gravado por uma câmera de segurança, é possível ver Haydee rasgando um documento, antes de a ambulância ir embora do prédio, às 9h13. Segundo a família, funcionários do condomínio ouviram a médica gritar que tinha passado de seu horário de trabalho.

Segundo a delegada Isabelle Conti, responsável pelo caso, a médica é investigada por homicídio culposo, mas, com novas provas, o caso pode ser tratado em homicídio doloso (quando há intenção).

A mudança na tipificação do crime pode ocorrer se ficar caracterizado que a médica omitiu socorro sabendo que aquilo poderia ocasionar a morte da criança. Além disso, se for comprovado que o documento que a médica rasgou dentro da ambulância era oficial, com assinatura da empresa onde trabalhava (Cuidar Emergências Médicas), ela também pode ser indiciada por outro crime, o de supressão de documentos.

CASO ANTERIOR

A médica já havia se envolvido em um caso anterior com uma paciente, no ano de 2011. Segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, Haydee se recusou a atender uma paciente que queria fazer um exame de tomografia.

“A paciente se exaltou e a médica, indignada, chegou a arranhar a vítima. Isso foi em uma unidade de saúde no bairro de Todos os Santos, na Zona Norte do Rio. O caso foi para o Ministério Público e foi oferecido a ela uma transação penal, ou seja, uma pena alternativa. No entanto, ela não cumpriu as medidas impostas pela transação penal. O processo prescreveu pelo tempo decorrido”, disse a delegada Isabelle Conti.

APURAÇÃO

Imagens das câmeras de segurança do condomínio onde a vítima morava já estão sendo analisadas. Segundo a Polícia, há indícios dos crimes de homicídio culposo e supressão de documento.

"A médica, na situação em que teriam ocorrido os fatos, era agente garantidora da vida do bebê, por isso poderá responder por homicídio culposo com aumento de pena por inobservância de regra técnica de profissão", diz a corporação, em nota. Serão ouvidos o porteiro, o motorista da ambulância e a própria acusada.

O Cremerj (Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro) abriu uma sindicância para apurar o caso. A ambulância pertence à Cuidar Emergências Médicas, que presta serviços para o plano de saúde Unimed-Rio. Em nota, a Unimed-Rio lamentou a morte e disse que tomará providências.

"A Unimed-Rio lamenta profundamente o falecimento do pequeno Breno Rodrigues Duarte da Silva e vem prestando apoio irrestrito à família nesse momento tão difícil. A cooperativa tomará todas as providências para descredenciar imediatamente o prestador 'Cuidar', pela postura inadmissível no atendimento prestado à criança. Além disso, adotará todas as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis em razão da recusa de atendimento por parte do prestador de serviço."

(Com informações da Folhapress do site Extra)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias