plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Planalto espera radicalização na greve

GUSTAVO URIBE E MARINA DIAS BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O governo Michel Temer considera que a greve geral marcada para esta sexta-feira (28) será relevante e maior que a ocorrida em março, quando houve paralisações de ônibus e metrô. O Palácio do Planalt

GUSTAVO URIBE E MARINA DIAS BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O governo Michel Temer considera que a greve geral marcada para esta sexta-feira (28) será relevante e maior que a ocorrida em março, quando houve paralisações de ônibus e metrô. O Palácio do Planalto detectou aumento das adesões desde o início desta semana, com pico nos últimos dois dias, de acordo com monitoramento encomendado pelo governo. Auxiliares do presidente admitem que será uma manifestação "de volume" e apostam em radicalização, com piquetes e bloqueio de acesso a aeroportos como o de Congonhas (SP) para que os protestos pareçam de mais impacto. Temer escalou o ministro da Justiça, Osmar Serraglio, para dar declarações à imprensa desde cedo. O intuito é mostrar que o governo está monitorando os atos e em contato permanente com as secretarias de segurança nos Estados e que não aceitará violência ou clima de distúrbio total. A avaliação inicial era que os protestos seriam restritos a grupos de esquerda, mas monitoramento interno mostrou tanto uma maior mobilização nas redes sociais como um maior engajamento de centrais sindicais. A iniciativa apontou, no entanto, que os protestos devem se concentrar nos grandes centros urbanos, tendo pouca repercussão nos municípios de médio e pequeno portes. PRESSÃO SOBRE A BASE A expectativa aumentou o receio de crescimento da pressão sobre a base aliada contra a reforma previdenciária, criando o risco de traições entre parlamentares governistas na votação da proposta. O cenário desfavorável chegou a ser apresentado ao presidente, que, segundo relato de um aliado, respondeu que "greve não é bom, mas é o que temos de passar". Para evitar dar maior repercussão à paralisação, a ordem do presidente é para que a equipe ministerial adote agenda administrativa para demonstrar aspecto de normalidade, evite comentar publicamente as manifestações e defenda o direito à liberdade de expressão. Ainda assim, o peemedebista irá cortar o ponto de servidores que faltarem ao trabalho para participar dos protestos. A avaliação no Palácio do Planalto é que é melhor "esperar o calor da greve passar" antes de seguir o cronograma das mudanças na aposentadoria, ou seja, adiar em algumas semanas a votação da proposta. O presidente avaliava viajar no dia da manifestação, mas decidiu permanecer em Brasília, onde acompanhará as mobilizações com ministros da área política.

Fonte: FolhaPress

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias