plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Jovem desaparece e deixa 14 livros criptografados

O estudante de psicologia acreano Bruno Borges, de 24 anos, está há uma semana desaparecido. O sumiço, no entanto, parece conter mais mistérios do que simplesmente seu desaparecimento: Bruno foi visto pela última vez no dia 27 de março, quando o pai se de

O estudante de psicologia acreano Bruno Borges, de 24 anos, está há uma semana desaparecido. O sumiço, no entanto, parece conter mais mistérios do que simplesmente seu desaparecimento: Bruno foi visto pela última vez no dia 27 de março, quando o pai se deu conta de que o filho não estava em casa. O pai decidiu entrar em seu quarto, e descobriu um impressionante cenário construído pelo filho.

Estátua de Giordano Bruno foi encontrada pelos familiares dentro do quartoi de Bruno (reprodução)

O quarto foi mantido trancado por Bruno por 24 dias, durante uma viagem dos pais, nos quais o estudante trabalhou arduamente para construir uma impressionante “instalação”, antes de desaparecer: no lugar dos móveis, uma estátua do filósofo italiano Giordano Bruno, 14 livros escritos a mão e devidamente criptografados em um código secreto, com trechos perfeitamente copiados cobrindo todas as paredes, além de ilustrações e pinturas também nas paredes e no chão do quarto.

Antes de desaparecer, Bruno deixou em seu quarto 14 livros criptografados, simetricamente perfeitos (reprodução)

O rapaz afirma que sua obra transformará a humanidade para sempre. O conteúdo dos livros ainda está sob investigação policial (reprodução)

Bruno era admirador do filosofo Giordano Bruno, de 700 A.C, e partilhava sua visão sobre Deus e o universo (reprodução)

Através de uma “pista” deixada por Bruno – que relaciona letras aos símbolos desenhados – o irmão conseguiu decifrar algumas coisas, entre elas o título de um dos livros: “A teoria da absorção de conhecimento”. Segundo a mãe de Bruno, o estudante estava há um ano trabalhando na finalização de um projeto de 14 livros que transformariam a humanidade de uma forma boa, segundo o rapaz. Para tal, ele deixou de trabalhar, e pegou emprestado R$ 20 mil com um primo.

Admirador de Giordano Bruno, leitor da bíblia e de Shakespeare, Bruno, segundo a família, era um estudante voraz, com alta capacidade intelectual e sem problemas psicológicos. A mãe afirma que o estudante deve ter feito sua “instalação” de tal forma, pois sabia que a família reagiria com medidas drásticas, como internação, se visse antes seu trabalho. Agora, além das buscas, a família procura um especialista que possa decifrar os escritos.

UMA PÁGINA FOI DESCRIPTOGRAFADA

Uma página dos 14 livros criptografados foi fotografada e postada na internet. Com a ajuda de especialistas, ela foi descriptografada e o conteúdo do texto revela algumas ideias escritas por Bruno antes de seu desaparecimento. Confira a íntegra:

"Caminho difícil

Por milhares de anos o ser humano vem tentando encontrar respostas para perguntas como 'qual o sentido da vida'? A filosofia que, ao que tudo indica, parece ter se iniciado com Tales de Mileto em meados de 700 a.C. visa encontrar vestígios de perguntas sem respostas. A pesquisa profunda pela verdade absoluta advém da filosofia, e quando falamos a respeito de caminhos fáceis ou difíceis estamos nos referindo a esse tipo de teorema.

É fácil aceitar o que desde criança te ensinaram que é errado. Difícil é, quando adulto, entender que te ensinaram errado o que desde criança você suspeitou que fosse correto. Em outras palavras, se você se enquadra em algum cujos estímulos do meio lhe determinaram certo comportamento, fazendo com que estivesse à mercê de crenças já providas e bem estabelecidas em dogmas e rituais, com uma massa concentrada de pessoas nela; ou permitindo-o ficar no conformismo, aceitando o conceito de felicidade e de sentido da vida embutido pela mídia e pela sociedade, então claramente você faz parte do caminho fácil para a busca da verdade absoluta.

Acaso se enquadre na segunda opção, ou seja, aquele que suspeitava de todo conjunto de crenças que lhe foi enraizado, então este tem tudo para ser um investigador da veracidade nas coisas ao seu redor, entrando em um caminho mais complicado, no qual uma minoria se arrisca ou enfrenta com bravura."

(Com informações de Folha do Acre)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias