plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Revise seu veículo e pegue a estrada com segurança

P ara muitos paraenses, final de ano é sinônimo de viagem. Para curtir o sol e o mar nas praias do litoral do Estado, para encontrar com a família nas cidades do interior ou até mesmo para dar uma volta pelo Brasil. Seja qual for o caso, as estradas vão e

P ara muitos paraenses, final de ano é sinônimo de viagem. Para curtir o sol e o mar nas praias do litoral do Estado, para encontrar com a família nas cidades do interior ou até mesmo para dar uma volta pelo Brasil. Seja qual for o caso, as estradas vão estar movimentadas e quem vai de carro próprio já sabe: é hora de ter cuidado e atenção.

Pensando nisso, o Diário conversou com a inspetora Marisol Teixeira, chefe do Núcleo de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal, e com o Luiz Fernando Souza, gerente nacional de varejo da RR Pneus, para que eles dessem dicas de segurança ao leitor de como melhor se preparar para as viagens de Réveillon, desde os cuidados com as condições do carro até as condutas mais seguras e prudentes nas rodovias.

Confira:

Diminua o risco de sua casa ser invadida durante viagem

Com a chegada do fim de ano também chega a época das famílias viajarem, curtirem suas férias ou passarem as festas em outras cidades. É nessa hora que o cuidado com a segurança da casa é fundamental para garantir um retorno sem surpresas e notícias desagradáveis. Para você e sua família viajarem sossegados e para sua casa ficar mais segura contra qualquer visitante indesejado é necessário tomar alguns cuidados.

Um dos erros mais comuns é deixar luzes acesas o tempo todo. Isso mostra para qualquer pessoa mal intencionada que não há ninguém em casa. A solução é a instalação de timers que acendem e apagam as luzes, televisores e rádios em horários pré-determinados, dando assim a impressão que há pessoas na casa. Os demais aparelhos que não forem utilizados podem ser desligados da tomada. Assim evita-se o risco de acidentes e economiza-se energia elétrica.

É necessário também desligar o fogão e o sistema de gás para evitar incêndios. Se possível, tranque portas internas que dificultem a circulação dentro da residência.

Se você receber periodicamente correspondências, jornais e revistas, suspenda a entrega junto às editoras ou peça para algum vizinho ou parente recolhê-las para você. Jornais e revistas em frente de casa são indício claro de que os moradores estão ausentes.

Outra dica importante é colocar obstáculos em portas ou janelas corrediças, que impeçam a sua movimentação.
É bom sempre ter uma pessoa de total confiança para abrir portas, portões e circular pela casa em horários diferentes durante o dia para minimizar o aspecto de imóvel vazio durante o período de viagem. Essa mesma pessoa pode cuidar também do jardim para evitar o aspecto de abandono caso a viagem seja muito longa.

(Arthur. Medeiros/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias