plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Venezuelanos causam problemas em Roraima

Há uma semana, no dia 7 de dezembro, o governo de Roraima decretou situação de emergência em Saúde Pública nos municípios de Boa Vista e Pacaraima. A administração estima que 30 mil venezuelanos tenham entrado e permanecido no estado desde 2015. O cresci

Há uma semana, no dia 7 de dezembro, o governo de Roraima decretou situação de emergência em Saúde Pública nos municípios de Boa Vista e Pacaraima. A administração estima que 30 mil venezuelanos tenham entrado e permanecido no estado desde 2015.

O crescimento desse fluxo migratório impôs uma série de desafios ao estado, que passa por uma grave crise financeira. Em agosto e setembro, o governo de Roraima atrasou salários de servidores e tem tido dificuldade de pagar fornecedores em dia. A administração afirmou, em novembro, não possuir dinheiro em caixa para o 13º salário no fim do ano.

"O estado está com dificuldade de pagar o funcionalismo. E agora estamos com uma sobrecarga nos hospitais e maternidades", afirma o comandante geral do Corpo de Bombeiros e coordenador estadual da Defesa Civil, Edvaldo Amaral.

A alta procura no posto de saúde já impacta a oferta de medicamentos, além de provocar um aumento no número de pacientes, o fluxo migratório alertou as autoridades para a entrada de doenças – num estado que não tem condições financeiras de lidar com a questão. De acordo com a Defesa Civil de Roraima, em 2016, houve um aumento de 274% do número de casos de malária diagnosticados em venezuelanos dentro do estado, em comparação com o ano anterior. Em 2015, foram 503 e, neste ano, 1.378.

A preocupação é ainda maior com centenas de indígenas venezuelanos que dormem em feiras, terrenos baldios e terminais rodoviários de Boa Vista e Pacaraima, em condições extremamente precárias de higiene e saúde.

Criminalidade

Além da saúde, segundo relatório da Defesa Civil, houve ainda um crescimento na criminalidade entre 2015 e 2016. Na capital, as ocorrências envolvendo venezuelanos triplicaram, chegando a 113 em 2016. Já em Pacaraima, os crimes passaram de 21 para 107.

No entanto, de acordo com o próprio relatório, os venezuelanos são vítimas na maioria dos crimes. Dos 113 casos ocorridos em Boa Vista, os venezuelanos são infratores em apenas 41 ocorrências – nas outras 72, são vítimas. Em Pacaraima, o cenário é o mesmo: dos 107 casos, os venezuelanos foram vítimas em 68 e infratores em 39.

Na fronteira, onde muitos venezuelanos entram diariamente para comprar comida, moradores associam a presença de estrangeiros à criminalidade. Segundo uma funcionaria da Policia Civil da cidade, as ocorrências de fato cresceram, mas a maioria é furto de alimentos.

(Com informações da Deutsche Welle)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias