plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Dezembro laranja chama atenção para o câncer

O outubro foi rosa, o novembro azul e agora é a vez do dezembro laranja. Assim como os meses anteriores se dedicaram à conscientização do câncer de mama e de próstata, este mês marca a campanha para alertar sobre o câncer de pele, o mais comum de todos. A

O outubro foi rosa, o novembro azul e agora é a vez do dezembro laranja. Assim como os meses anteriores se dedicaram à conscientização do câncer de mama e de próstata, este mês marca a campanha para alertar sobre o câncer de pele, o mais comum de todos. A doença é causada por fatores genéticos e ambientais, em especial o excesso de exposição da pele ao sol. Por isso, bastam cuidados simples no dia a dia para a prevenção, orienta Lorena Carvalho, dermatologista do HapVida Saúde.

“Todo dia, encontramos casos de câncer de pele nos consultórios. Às vezes, são lesões pequenas que podem passar despercebidas pelas pessoas”, alerta. Segundo Carvalho, existem 2 subtipos desse câncer: o mais simples, com lesões pequenas, que podem ser curadas rapidamente com cirurgia; e o mais grave, que demanda tratamento mais trabalhoso, com uso inclusive de quimioterapia, como em outros tipos de câncer.

Felizmente, no entanto, a maioria dos casos é de baixa complexidade e, se identificado cedo, é curável sem grandes complicações. Geralmente, os sintomas são o aparecimento de sinais ou manchas de cores e formatos diferentes na pele. Então, caso perceba alguma lesão do tipo, procure o médico o quanto antes.

A prevenção é fácil: todos os dias, antes de sair de casa, passe protetor solar, e reaplique a cada 2h de exposição ao sol. “O hábito de passar protetor solar no Brasil já melhorou, mas muita gente ainda reluta”, informa a dermatologista.

Segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 63% dos brasileiros não utiliza protetor solar no dia a dia, apesar de que todos deveriam fazer o uso a partir de 1 ano de idade.

(Alice Martins Morais/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias