plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Sebastião Salgado recebe prêmio em Paris

O fotógrafo Sebastião Salgado recebeu o Prêmio Itamaraty da Diplomacia Cultura na noite desta quinta-feira (20) na embaixada brasileira em Paris com. A homenagem é destinada às personalidades que contribuíram para a promoção da cultura brasileira no exter

O fotógrafo Sebastião Salgado recebeu o Prêmio Itamaraty da Diplomacia Cultura na noite desta quinta-feira (20) na embaixada brasileira em Paris com. A homenagem é destinada às personalidades que contribuíram para a promoção da cultura brasileira no exterior.

Durante a cerimônia, o embaixador brasileiro na França, Paulo de Oliveira Campos, disse que Salgadoé um dos melhores representantes da imagem do Brasil no exterior. “Quando ele vai a um restaurante ou no metrô as pessoas o reconhecem. Sabem que ele é um grande fotógrafo, mas também que ele é brasileiro”, brincou o diplomata.

Em entrevista à RFI, o embaixador explicou que, além contribuir para a divulgação da cultura brasileira, o fotógrafo também consegue, por meio de seu trabalho, conscientizar a população. “Ele divulga aspectos que nos fazem refletir sobre o nosso papel dentro do planeta Terra. É um grande filósofo que utiliza a fotografia para questões importantes da sociedade e do nosso planeta”, disse o diplomata.

“Nunca saí do interior de Minas”

Ao falar sobre seu papel na divulgação da imagem do país, Salgado disse que “cada brasileiro se sente representante do Brasil. Nós somos muito primários no que diz respeito ao Brasil. Eu adoro o meu país. Moro na França há muitos anos, mas é como se eu nunca tivesse saído do interior de Minas”, completou o fotógrafo, que nasceu em Conceição do Capim, pequeno distrito mineiro.

O Prêmio Itamaraty de Diplomacia Culturalfoi criado em 2015 e tem como objetivo reconhecer residentes no exterior, brasileiros ou estrangeiros, cuja atuação tenha contribuído para a diplomacia cultural ou educacional brasileira. Já foram homenageados a professora Marisa Mendonça, diretora executiva do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), a curadora chinesa Sarina Tang, que lidera o projeto de residências artísticas Compartilhadas e Divergentes, ou ainda o escritor americano Benjamin Moser, autor de uma biografia de Clarice Lispector.

(Com informações da RFI)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias