plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

97 cidades no Brasil tem candidato único

Nestas eleições existem mais de 16 mil candidatos apenas para o cargo de prefeito. A disputa é tensa, voto a voto na maioria das cidades brasileiras. A regra geral diz que é necessário gastar muita sola de sapato e dinheiro em disputas pelo cargo de pr

Nestas eleições existem mais de 16 mil candidatos apenas para o cargo de prefeito. A disputa é tensa, voto a voto na maioria das cidades brasileiras.

A regra geral diz que é necessário gastar muita sola de sapato e dinheiro em disputas pelo cargo de prefeito. Mas no país existem suas exceções, cidades com apenas um candidato.

É a situação para postulantes em 97 cidades de 13 Estados, onde apenas uma pessoa concorre ao posto. Basta que esta pessoa vote nela mesma, e pronto, já está eleita.

Em Miraselva, município de 1,8 mil habitantes no norte do Paraná, vai para o terceiro pleito consecutivo em que apenas um candidato tenta a prefeitura.

Quem concorre desta vez é Celso Antiveri (PSDB), que já comandou a cidade em duas oportunidades (2001-2004 e 2005-2008). O atual prefeito, João Carlos Ferrer (PTB), está no segundo mandato.

Confirmada a eleição, o município irá completar ao fim do próximo mandato, 20 anos sob o comando de dois prefeitos do mesmo grupo político. Muitos eleitores reclamam da falta de opções.

O vereador Pedro Tolovi (PMDB) chegou a fazer articulações para disputar a prefeitura contra Antiveri, mas desistiu.

"Desisti porque todas as pesquisas eleitorais o mostravam muito à frente. Além disso, não consegui montar um grupo."

Basta um voto

Pela legislação brasileira, para que um candidato único seja eleito em municípios com menos de 200 mil habitantes, basta que vote em si mesmo. Isso porque precisa da maioria dos votos válidos. Brancos e nulos não são considerados.

Em Miraselva, portanto, é tanta tranquilidade que o próprio candidato reconhece: "Perde um pouco da graça."

Gaúchos

O Rio Grande do Sul é o Estado brasileiro com mais cidades com candidato único nas eleições de 2016. 32 cidades gaúchas contam com candidato único.

Em Mato Queimado, município gaúcho de 1.789 habitantes a situação é assim há quase 20 anos: desde 2000, primeiro pleito após a emancipação, só concorrem candidatos únicos.

O candidato atual é Orlando Thomas (PP), 47 anos. Professor da rede municipal e produtor rural, já foi vice-prefeito na gestão 2008-2012.

Thomas conta que é tradição, desde a emancipação, que os dirigentes dos quatro partidos com diretórios em Mato Queimado - PP, PMDB, PTB e PT - se reúnam para chegar a um consenso sobre um nome para ser prefeito, evitando disputas.

O protagonista da eleição diz considerar a situação positiva para o município. "Basta ver a cidade para constatar que este modelo está sendo bom. Nossa infraestrutura é ótima", afirmou.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município é considerado alto: 0,717. O do Rio Grande do Sul é 0,746. Mas, como a paranaense Miraselva, não há rede de esgoto por lá.

Thomas investiu R$ 1 mil na campanha e diz estar conversando com todos os eleitores. Afirma que terá como prioridade atrair investimento indústrial e melhorar a saúde pública.

(Com informações de BBC)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias