plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Eduardo Cunha é cassado

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira (12) a cassação do mandato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), colocando um ponto final em um conturbado processo iniciado em novembro de 2015. Anunciado às 23h50, o placar mostrou 450 votos

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira (12) a cassação do mandato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), colocando um ponto final em um conturbado processo iniciado em novembro de 2015. Anunciado às 23h50, o placar mostrou 450 votos pela cassação - 193 a mais do que o mínimo necessário-, contra apenas 10 pela absolvição. Houve nove abstenções.

Em discurso, Cunha afirmou "pagar o preço" por ter autorizado a tramitação do processo de impeachment de Dilma Rousseff da presidência. "O PT quer um troféu para dizer que é golpe", ressaltou.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, abriu a votação por volta das 23h20. Alguns deputados falaram no plenário posicionando-se contra o agora ex deputado, que esteve presente em toda a sessão. A votação durou poucos minutos. Com a decisão da Câmara, Eduardo Cunha fica inelegível até janeiro de 2027.

Após abrir às 19h desta segunda-feira (12), a sessão para votação do pedido de cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ainda suspendeu a sessão logo em seguida, por volta das 19h30, por uma hora, mas reiniciou às 20h23, com o quórum minímo de 400 deputados desejado por Maia.

No momento da suspensão havia 344 deputados na Câmara, 158 deles no plenário. Apesar do número de deputados presentes ser suficiente para início da votação (o mínimo necessário, segundo o regimento, são 257), Maia disse que votará o pedido de cassação apenas se houver mais de 400 deputados em plenário. A Câmara possui 512 parlamentares na ativa (Cunha está afastado do mandato).

Antes da suspensão, por volta das 19h30, a Câmara contava com 344 deputados presentes.

(Com informações do UOL e Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias