plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Novas regras geram filas em aeroportos do Brasil

Com inspeções mais rigorosas, os passageiros de voos domésticos enfrentaram longas filas para embarcar na manhã desta segunda-feira (18) no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. Agora, as normas de segurança dos voos domésticos são semelhantes

Com inspeções mais rigorosas, os passageiros de voos domésticos enfrentaram longas filas para embarcar na manhã desta segunda-feira (18) no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. Agora, as normas de segurança dos voos domésticos são semelhantes ao embarque de viagens internacionais.

As longas filas de embarque começam antes mesmo de os passageiros chegarem à área do raio-X. Funcionários do aeroporto desativaram as escadas rolantes e os passageiros são obrigados a entrar em uma fila única para entrar na área de embarque.

A fila dá volta em todo o saguão do aeroporto até o passageiro conseguir passar o cartão de embarque. Após superar essa primeira etapa, os passageiros ainda tem problemas para passar pelo raio-X. Os passageiros informaram à reportagem que a revista está muito demorada devido ao novo protocolo de segurança.

Segundo o superintendente do aeroporto de Congonhas, Carlos Alberto da Silva Sousa, houve um planejamento especial para o primeiro dia das novas regras. Mesmo assim, dos primeiros 63 voos da manhã, cinco atrasaram.

O número de funcionários da Infraero que usam o colete de "posso ajudar" e orientam os passageiros aumentou de 8 para 15. "Foi uma fila fora da normalidade. É um período de adaptação. Nós vamos analisar as falhas de comunicação e corrigir", disse.

Sousa pediu que os passageiros cheguem mais cedo a partir de agora ao aeroporto. "Normalmente as pessoas chegam com uma hora de antecedência. A gente pede para que passem a chegar com uma hora e meia, duas horas de antecedência", afirmou.

Ele disse que o novo procedimento, implantado hoje, será permanente. Para tentar diminuir as filas nos próximos dias, o superintendente vai se reunir com as companhias aéreas e estudar como orientar o fluxo e a possibilidade de aumentar a quantidade de equipamentos de raio X. Hoje são 9 máquinas e todas estavam em funcionamento durante a manhã, de acordo com o superintendente.

Segundo funcionários, as filas começaram assim que o aeroporto abriu, por volta das 5h, e continuaram até por volta das 9h30.

DEMAIS AEROPORTOS

Os passageiros de outros aeroportos também reclamam das longas filas para embarcar. No aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, os passageiros relatam que há muita confusão, com pessoas desesperadas para embarcar para não perder o voo. Situação semelhante no aeroporto de Viracopos (Campinas) e de Ribeirão Preto.

NOVAS REGRAS

Com as novas regras, os passageiros devem retirar o notebook e outros dispositivos eletrônicos da bagagem de mão, deixando-os em outra bandeja ao passar pelo raio-X. A justificativa é que o computador portátil dificulta a visualização no raio-X do interior da bagagem.

As malas de mão também podem ser inspecionadas por agentes dos aeroportos. Antes de entrar nas salas de embarque de voos domésticos, os passageiros podem ser submetidos a uma revista corporal -o método para seleção de quais passageiros serão submetidos à revista não foi divulgado.

A inspeção será feita por um agente do mesmo sexo do passageiro e poderá ocorrer em local público ou, caso seja solicitado pelo passageiro, em área reservada acompanhada por uma testemunha. Segundo as novas regras, divulgadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) na última sexta (15), até mesmo crianças poderão ser revistadas.

As mudanças não alteram a lista de itens que já são proibidos na bagagem de mão, como objetos cortantes e garrafas com mais de 100 ml de líquido. As regras estão descritas em um tira-dúvidas com perguntas e respostas publicado pela Anac.

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias