plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

A embalagem muda o gosto da bebida?

Muita gente tem a sensação de que o sabor de um refrigerante é melhor quando ele é armazenado em garrafa de vidro do que de plástico. E esse palpite é cientificamente correto. A bebida que entra pelo gargalo das garrafas pode ser a mesma, mas o sabor é a

Muita gente tem a sensação de que o sabor de um refrigerante é melhor quando ele é armazenado em garrafa de vidro do que de plástico. E esse palpite é cientificamente correto.

A bebida que entra pelo gargalo das garrafas pode ser a mesma, mas o sabor é alterado por inconvenientes de cada recipiente: polímeros da embalagem PET escapam para o líquido, e a latinha acelera a saída do gás, entre outros exemplos.

Entenda como cada embalagem pode alterar o sabor das bebidas:

PET - há componentes "fujões", que escapolem da embalagem para o líquido. Os polímeros, micropartículas do plástico, se desprendem da garrafa e se misturam com o líquido.

LATINHA - feita de alumínio, tem a vantagem de gelar mais fácil. Esse tiro, porém, pode sair pela culatra. Quando a temperatura se eleva, as substâncias voláteis na bebida se agitam mais. Saldo: o gás carbônico - responsável pelo "tschiiii" da latinha - escapa mais rapidamente.

VIDRO - há motivos para a preferência: é um material impermeável e de grande inércia química, ou seja, demora anos para interagir quimicamente com o conteúdo. Por ter um índice de porosidade inferior ao do alumínio e da PET, é bem mais eficiente na hora de reter o CO2.

MÁQUINA - tem vezes que desce bem, tem vezes que desce bem mal. Isso ocorre porque o refrigerante de máquina tem gás carbônico e xarope vindos de fábrica, mas a água, fundamental no sabor da bebida, é filtrada no próprio estabelecimento. Se o encanamento não estiver 100%, são vários os possíveis problemas.

(Com informações da SuperInteressante)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias