plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Brasileiro constrói próprio castelo após 20 anos

Uma massoterapeuta de 66 anos que mora na cidade de Joinville (SC) conseguiu concluir um inusitado projeto de vida, após aproximadamente 20 anos: construir o próprio castelo, utilizando materiais simples como saibro, areia e cimento, com uma renda de pouc

Uma massoterapeuta de 66 anos que mora na cidade de Joinville (SC) conseguiu concluir um inusitado projeto de vida, após aproximadamente 20 anos: construir o próprio castelo, utilizando materiais simples como saibro, areia e cimento, com uma renda de pouco mais de mil reais mensais.

O feito é de Leonardo Coradelli, que construiu o castelo no alto de um morro na rua Petrópolis 142, no bairro Itaum. O castelo é todo branco com janelas e vitrais verdes e ocupa uma área de mais de 700 metros quadrados. Ele tem quatro andares, 48 torres, 31 arcos, 21 cômodos e uma piscina com chafariz dentro.

Apesar da impressionante construção, Leonardo não mora no castelo. Ele reside sozinho em um bairro de Joinville. A esposa do massoterapeuta faleceu há anos e o construtor recebe, geralmente, apenas a visita dos filhos, familiares e da namorada.

Segundo informações do UOL, Leonardo passou aproximadamente 20 anos dividindo o dia-a-dia entre a construção do castelo e o trabalho como massoterapeuta, durante os dias de semana e mesmo nos finais de semana.

O desenho do castelo foi criado por Leonardo, inspirado nos castelos de areia que ele construía na praia. Ele mostrava as etapas do projeto para um amigo engenheiro, que verificava a viabilidade e a segurança das ideias.

O massoterapeuta calcula que tenha gastado aproximadamente R$ 300 mil na construção, feita com materiais simples como saibro, areia, cimento, tijolo e tinta branca.

CASTELOS NA INFÂNCIA

O construtor contou, na entrevista ao UOL, que nunca havia visto um castelo durante a infância, por isso sempre nutriu o sonho de construir um. Os pais dele trabalhavam nas roças do oeste catarinense e os filhos – 14 crianças, contando com Leonardo - frequentaram apenas os primeiros anos.

O castelo começou como uma casa simples, que foi sendo modificada aos poucos pelo catarinense. Hoje em dia, Leonardo é conhecido como “rei”, por vizinhos e parentes, mas mantém a simplicidade.

Apesar do castelo ter virado um disputado ponto turístico, o massoterapeuta não cobra nada pelas visitações, que podem ser agendadas. Ele diz gostar de ver os ônibus cheios de crianças conhecendo o local. Também recusa ofertas de produtores de festas que querem realizar eventos na construção, afirmando que fez o castelo para o próprio coração, não para ganhar dinheiro.

(Com informações de UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias