plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Para Sarney, STF não afastaria Cunha da Câmara

Áudios inéditos da conversa entre o ex-senador José Sarney e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado mostram especulações a respeito do destino do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Na conversa, revelada pela TV Globo na noite desta quinta-feira (26)

Áudios inéditos da conversa entre o ex-senador José Sarney e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado mostram especulações a respeito do destino do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Na conversa, revelada pela TV Globo na noite desta quinta-feira (26), Sarney afirma que o Supremo Tribunal Federal não poderia afastar Cunha da presidência da Câmara.

"E quem é que assume a Presidência [no caso da saída de Michel Temer] se não tem ninguém?" pergunta Machado. "O Eduardo Cunha", responde Sarney. "E ele não vai abrir mão de assumir", rebate o ex-presidente da Transpetro.

"Não... No Supremo [Tribunal Federal] não tem. Não tem ninguém que tenha competência pra tirá-lo. Só se cassarem o mandato dele. Fora daí, não tem. Como é que o Supremo vai tirar o presidente da Casa?", diz o ex-senador maranhense.

Os dois debatiam quem seria presidente caso Michel Temer, então vice de Dilma Rousseff, também fosse afastado do cargo.

Sarney diz que haveria eleições. Ele e Machado mencionam nomes como o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa ou o juiz Sergio Moro. Depois, concordam que o vencedor não seria o senador Aécio Neves (PSDB-SP), adversário de Dilma em 2014."Não, não vai ser ele [Aécio] de jeito nenhum!", diz o ex-senador.

A aposta de Sarney acerca do destino de Cunha, no entanto, provou-se incorreta. O áudio foi gravado em março de 2016, dois meses antes do afastamento do deputado não só da presidência da Câmara, como de seu mandato pelo STF.

GRAMPOS

Em outro momento, Machado, que grampeava ele mesmo a conversa com Sarney para obter um acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República, pede que o maranhense marque conversa entre ele e Renan Calheiros em local sem grampos.

"Faz uma ponte que eu possa, que é melhor porque tá tudo grampeado. Tudo, essas coisas. Isso é ruim", diz Machado.

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias