plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Você sabe o que é 'cunhofobia' e 'cunhofilia'?

Defensores e críticos do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) abriram uma nova frente de confronto na tarde desta quarta-feira (27), desta vez no campo do neologismo. Em meio aos sucessivos pedidos de afastamento do presidente da Câmara, seus partidários den

Defensores e críticos do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) abriram uma nova frente de confronto na tarde desta quarta-feira (27), desta vez no campo do neologismo.

Em meio aos sucessivos pedidos de afastamento do presidente da Câmara, seus partidários denunciaram no plenário a existência da "cunhofobia" -ou seja, uma insistente aversão ao peemedebista, réu no Supremo Tribunal Federal sob a acusação de integrar o petrolão.

De imediato, adversários chamaram a atenção para outra suposta patologia entre os deputados, a "cunhofilia", formada por aqueles que ainda dão sustentação ao parlamentar apesar das suspeitas que pesam contra ele.

Coube ao deputado Carlos Marun (PMDB-MS) apontar a existência dos "cunhófobos", que na definição dele atribuem a Cunha todo e qualquer mal ou manobra. "Desencanem", apelou.

Chico Alencar (PSOL-RJ) não negou a "cunhofobia", mas apontou imediatamente o dedo aos "cunhofilistas", que segundo ele curvam a espinha dorsal a Cunha em agradecimento à aprovação da autorização para a abertura do impeachment contra Dilma Rousseff.

Como de hábito, o presidente da Câmara assistiu a todo o debate na Mesa do plenário, sem se manifestar sobre o tema.

MANOBRA

O debate se deu em votação de um projeto que altera a configuração partidária das comissões da Câmara. Mais uma vez, adversários de Cunha apontaram uma manobra do peemedebista para se beneficiar no seu processo de cassação no Conselho de Ética.

O projeto determina que, na ausência dos titulares, o suplente com direito a voto deve ser do mesmo partido do titular. Hoje, o voto cabe ao primeiro suplente do bloco partidário.

No Conselho, a ausência de deputados favoráveis a Cunha já resultou em votos de suplentes contrários a ele, que eram de partidos distintos do titular.

Aberta a votação, Cunha e seus aliados perderam por 256 votos a 153. Manteve-se a regra atual.

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias