plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

FGTS pode diminuir a prestação da casa própria

Embora muita gente não saiba, o Fundo de Garantia do tempo de Serviço (FGTS) também pode ser utilizado para abater o valor das prestações do financiamento imobiliário. Todo trabalhador pelo regime CLT tem garantido o depósito mensal igual a 8% do salário

Embora muita gente não saiba, o Fundo de Garantia do tempo de Serviço (FGTS) também pode ser utilizado para abater o valor das prestações do financiamento imobiliário.

Todo trabalhador pelo regime CLT tem garantido o depósito mensal igual a 8% do salário em uma conta do FGTS pelo empregador. É uma proteção para o caso de demissão.

Há poucas exceções para permitir o saque, uma delas é a aquisição da casa própria. Especialistas afirmam que, neste caso, o Fundo pode ser usado de olhos fechados.

"Sendo para a casa própria, é altamente indicado usar o FGTS. Porque o trabalhador o está aplicando no patrimônio", diz a economista Ione Amorim, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

É possível gastar a reserva para abater o saldo, diminuindo o valor total da dívida. Com isso, pode-se manter o número de parcelas com prestação menor ou diminuir a quantidade de prestações.

Bom negócio
"A prestação é o total da dívida dividido pelo número de parcelas mais os juros. Ou seja, na opção de apenas reduzir a prestação, o Fundo é também gasto nos juros. Usado no saldo, se abate somente a dívida.

Mas quem sacar o FGTS para a largada da casa própria pode encontrar uma boa oportunidade, avisa o economista e consultor financeiro Alfredo Meneghetti Neto.

"Em um cenário de retração, quando os compradores desaparecem, quem chega com o FGTS para uma aquisição comanda. É possível fazer um ótimo negócio" avalia o economista.

As informações são do Site Zero Hora.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias