plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Fofão não autoriza uso de imagem em ato político

Fofão anda consternado. Uma cópia recém-surgida ameaça colocar em xeque sua reputação "paz e amor" com seu jeito arruaceiro. Podia ser novela mexicana, mas é o drama que vive o alienígena expatriado do planeta Fofolândia, amigo de longa data de Simony e

Fofão anda consternado. Uma cópia recém-surgida ameaça colocar em xeque sua reputação "paz e amor" com seu jeito arruaceiro.

Podia ser novela mexicana, mas é o drama que vive o alienígena expatriado do planeta Fofolândia, amigo de longa data de Simony e da trupe do "Balão Mágico". Ou mais precisamente Orival Pessini, 71, seu criador e dono da marca.

Já o usurpador pratica parkour (esporte urbano de superação de obstáculos), ouve pagode e tem seu próprio grupo, a Carreta Furacão, atração cortejada pelo Movimento Brasil Livre para um show pró-impeachment de Dilma Rousseff (PT), no domingo (17).

Fofão - o original - não gostou. "Eu não autorizo o uso da minha imagem em nenhum tipo de evento político, de um lado ou outro, nem no vale do Anhangabaú, nem na avenida Paulista", esbraveja. "É uso indevido de imagem. Ninguém pediu autorização para usar. Não é legal."

"Ficamos preocupados com o que vão pensar", suspira Álvaro Gomes, 72, empresário de Fofão há 35 anos. "A Carreta Furacão vai alegar que é uma brincadeira, mas é só assistir aos vídeos, em vários eles brigam. Já até fizeram games. Alguém está lucrando com isso, e não somos nós."

Segundo Gomes, os advogados de Fofão estudam o tipo de ação a ser tomada. Entre as possibilidades está um pedido de liminar, que impediria o uso de sua imagem enquanto o mérito é discutido pelo Judiciário. Procurada, a Carreta Furacão não foi encontrada para comentar o caso. A Disney, dona do personagem Mickey, outro expoente do grupo de dançarinos, nega qualquer envolvimento com o grupo e não se manifesta sobre assuntos políticos.

Desta vez, quem não gostou foi o Movimento Brasil Livre: na página em que organizam a campanha de financiamento coletivo para bancar a contratação da Carreta, comentaram o posicionamento adverso do Fofão original. "A esquerda bolivariana já reage, usando de argumentos capitalistas para impedir a Carreta Furacão do seu sucesso iminente."

PAZ E AMOR

O alienígena que dividiu a opinião da molecada nos anos 1980 - para uns, ídolo; para outros, personagem cujo boneco escondia uma faca dentro de si - diz não querer dividir o coração dos eleitores, mas não por falta de consciência política.

"Eu tenho minhas posições, é claro, mas sou do tempo que a gente discutia política. Não se discute mais, briga-se política, e eu prefiro não brigar", argumenta. "Quem conhece meu trabalho sabe que eu não iria me envolver em qualquer tipo de manifestação. O personagem é uma coisa à parte."

Não por falta de oportunidade. Antes da proibição dos "showmícios" - comícios em que artistas de aluguel angariavam votos para o partido que pagasse melhor - pelo Tribunal Superior Eleitoral em 2006, o bochechudo de franjas ruivas era a atração dos sonhos de muitos deles. "Ofereciam muito dinheiro", conta, sem citar cifras ou siglas.

Apesar de prezar pela isenção, o alienígena diz não julgar aqueles que se posicionam no espectro político diante do escrutínio público. Tampouco é contrário aos manifestos pró e contra o impeachment.

"Eu admiro as pessoas de ambos os lados que se posicionam. Para mim, é mais uma questão de tranquilidade social. Nessa altura da vida, não quero ter de bloquear as pessoas nas minhas páginas do Facebook", diz ele, se permitindo uma única indulgência para criticar o clamor por intervenção militar. "É um absurdo."

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias