plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

WhatsApp questiona a prisão do executivo do Face

O WhatsApp classificou como "extrema" a decisão do juiz Marcel Maia Montalvão, que mandou prender o mais alto executivo do Facebook na América Latina em razão de a companhia não liberar dados para investigações sobre tráfico de drogas no Brasil. Diego Dzo

O WhatsApp classificou como "extrema" a decisão do juiz Marcel Maia Montalvão, que mandou prender o mais alto executivo do Facebook na América Latina em razão de a companhia não liberar dados para investigações sobre tráfico de drogas no Brasil. Diego Dzodan, vice-presidente da companhia, foi preso pela Polícia Federal nesta terça-feira (1º), em São Paulo.

"Nós estamos desapontados que os órgãos de segurança tenham tomado essa medida extrema. O WhatsApp não pode fornecer informações que não possui. Nós cooperamos ao máximo nesse caso e, apesar de respeitar o trabalho importante das autoridades, discordamos fortemente dessa decisão", disse a companhia, em comunicado.

A decisão do juiz, de Lagarto, em Sergipe, veio depois de a empresa não colaborar com investigações da Polícia Federal a respeito de conversas no WhatsApp. A polícia quer que o app repasse informações sobre a localização e a identificação de suspeitos de tráfico, o que a companhia se nega a fazer.

De acordo com app de mensagens, que pertence ao Facebook desde 2014, as conversas dos usuários não são guardadas. "Isso significa que a polícia prendeu alguém por causa de informações que não existem", diz a empresa.

O argumento do WhatsApp é que tem acesso as mensagens apenas antes de elas serem entregues -depois que isso acontece, os textos, fotos e vídeos só existem nos aparelhos dos usuários. Além disso, a companhia vem adotando gradativamente, desde 2014, um tipo de criptografia das mensagens conhecido como "end-to-end", nas quais nem mesmo as companhias podem acessar a comunicação.

A mensagem sai codificada e chega à outra ponta ainda cifrada, o que dificulta o monitoramento -até mesmo se instituições de vigilância pressionarem empresas a entregarem dados de usuários.

O Facebook também disse estar desapontado com a medida "extrema e desproporcional de ter um executivo do Facebook escoltado até a delegacia devido a um caso envolvendo o WhatsApp, que opera separadamente do Facebook". A empresa disse ainda sempre estar disponível para responder às questões de autoridades brasileiras.

Dzodan foi preso em sua casa na capital paulista. O executivo foi levado nesta manhã para a Superintendência Regional da PF, na Lapa, também em São Paulo, onde prestou depoimento. Depois, foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Pinheiros.

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias