plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Brasil tem 462 casos confirmados de microcefalia

O número de casos confirmados de microcefalia no Brasil cresceu 14% em uma semana e já chega a 462 registros, apontam dados de novo boletim do Ministério da Saúde, divulgado nesta sexta-feira (12). Segundo a pasta, são casos em que exames apontaram a oco

O número de casos confirmados de microcefalia no Brasil cresceu 14% em uma semana e já chega a 462 registros, apontam dados de novo boletim do Ministério da Saúde, divulgado nesta sexta-feira (12).

Segundo a pasta, são casos em que exames apontaram a ocorrência de uma má-formação no cérebro de recém-nascidos, possivelmente causada por uma infecção congênita (transmitida de mãe para filho). Deste total, 41 tiveram resultado positivo para o vírus da zika em novos testes, o que reforça a suspeita de que os casos estejam relacionados a uma infecção pelo vírus. Os demais ainda não tiveram os resultados divulgados.Na última semana, 17 bebês tinham essa confirmação para o vírus da zika - um aumento de 141%. O anúncio dos novos resultados ocorrem em meio à críticas de especialistas e organizações de saúde sobre a demora para identificar as causas do problema.

Pesquisadores do CDC (Centro de Controle de Doenças), dos Estados Unidos, devem vir ao Brasil nesta e na próxima semana para ajudar na investigação dos casos.

O grupo, que fará uma parceria com o Ministério da Saúde e o governo da Paraíba, deve analisar possíveis outros fatores adicionais ao vírus zika que podem estar ligados ao aumento de casos de microcefalia no país.

CASOS SUSPEITOS

Além dos casos confirmados, o Brasil também soma 3.852 casos de bebês com suspeita de microcefalia, ou seja, que ainda aguardam resultados de exames que possam confirmar o quadro. No boletim anterior esse número era de 3.670, um aumento de 4,9%.

Há ainda outros 765 casos que foram notificados pelos serviços de saúde, mas acabaram descartados após exames.Desde outubro, quando o Ministério da Saúde começou a contabilizar os dados, já foram notificados casos em 24 Estados e no Distrito Federal. Apenas Amapá e Amazonas não apresentaram registros até o momento.

A região Nordeste, no entanto, ainda concentra a maioria dos casos, com 82% dos registros confirmados ou em investigação no país.

OUTROS DADOS

O novo balanço também aponta um crescimento no número de mortes de bebês com suspeita de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso. Ao todo, já são 91 casos notificados, contra 76 na última semana. São casos de abortos espontâneos ou de bebês que morreram após o parto, segundo o Ministério da Saúde.

Dos 91 casos notificados, no entanto, oito já foram descartados. Outros 24 bebês foram confirmados com o quadro de microcefalia e outras má-formações. Os demais continuam em investigação.

O avanço do vírus zika e sua possível relação com o aumento de casos de microcefalia e doenças neurológicas fez com que a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarasse, no início deste mês, emergência mundial em saúde pública. A medida visa aumentar a vigilância dos países para o problema e agilizar pesquisas que possam identificar as causas ou a oferta de vacinas e medicamentos.

Nesta quinta-feira (11), o ministro da Saúde, Marcelo Castro, anunciou uma parceria com a Universidade do Texas na tentativa de buscar uma vacina contra o vírus zika. Pesquisadores do Instituto Evandro Chagas, do Pará, devem participar das pesquisas.

No Brasil, o vírus da zika tem circulação confirmada em 21 Estados e no Distrito Federal. Ficam de fora apenas o Acre, Amapá, Sergipe, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias