plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Jornalista da Globo é detido com falsa cocaína

Alex Barbosa, jornalista da TV Centro América, afiliada da Globo em Mato Grosso, foi detido na noite desta segunda-feira (12) quando simulava o transporte de cocaína da Bolívia para o Brasil em uma reportagem para testar a fragilidade do combate ao tráfic

Alex Barbosa, jornalista da TV Centro América, afiliada da Globo em Mato Grosso, foi detido na noite desta segunda-feira (12) quando simulava o transporte de cocaína da Bolívia para o Brasil em uma reportagem para testar a fragilidade do combate ao tráfico de drogas na fronteira do Brasil com a Bolívia.

O jornalista, dois funcionários da Centro América e um motorista boliviano foram detidos em flagrante com 240 quilos de gesso em pó na BR 070, em Cáceres (MT). Eles foram conduzidos à Polícia Federal da cidade e liberados, por volta das 3h de hoje (13) após prestarem depoimentos. O jornalista não considera ter fracassado na reportagem. "A gente ficou das 8h da manhã às 8h da noite rodando com esse carro [com falsa cocaína]. Já tínhamos rodado 600 km quando fomos abordados", disse ao site Notícias da TV.

Ele foi detido por policiais do Gefron (Grupo Especial de Fronteira), unidade da Polícia Militar de Mato Grosso que faz combate ao tráfico por meio de policiamento ostensivo. Os veículos teriam levantado supeita porque estavam "baixos", devido ao peso da carga, segundo a Polícia Militar.

(Foto: divulgação)

Em um exame preliminar, a PF constatou que o material que eles transportavam não era entorpecente. A falsa droga estava acondicionada em pacotes semelhantes aos usados por traficantes. Mesmo assim, um inquérito policial foi instaurado, e o material apreendido será analisado por peritos no Setor Técnico-Científico da Polícia Federal em Cuiabá.

A reportagem não estava sendo produzida para um telejornal específico, mas a Globo no Rio estava ciente e poderia aproveitá-la, se quisesse, no Jornal Nacional. "Era, a princípio, para sair em rede nacional", disse Barbosa. "A gente já tinha informações sobre a fragilidade da segurança na fronteira do Mato Grosso com a Bolívia. O efetivo da Polícia Federal na região é pequeno demais. Não tem monitoramento aéreo no Mato Grosso do Sul. O Gefron tem 90 homens para vigiar 900 quilômetros em quatro turnos. A gente estava procurando exemplos dessa fragilidade", afirma.

Em nota, a Globo afirmou que o material "era uma iniciativa da própria TV Centro América, para o noticiário local. Para a pauta sobre a falta de fiscalização nas fronteiras, a equipe de reportagem não usou nenhum tipo de substância ilícita. O teste comprovou que era gesso em pó e a equipe foi liberada".

(DOL com informações do portal UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias