plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Cesarianas só poderão ser feitas com justificativa

 As novas regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) começaram a vigorar nesta segunda-feira (6), para estimular os partos naturais e diminuir o número de cesarianas nos planos de saúde. As cesarianas representam, atualmente, 85% dos partos re

As novas regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) começaram a vigorar nesta segunda-feira (6), para estimular os partos naturais e diminuir o número de cesarianas nos planos de saúde.

As cesarianas representam, atualmente, 85% dos partos realizados pelos planos de saúde, enquanto que esse número na rede pública é de 40%. A intenção é estimular os nascimentos normais deixando mais rígidas as normas para quem optar por cirurgia.

A partir de hoje, o médico que for realizar a cesariana pela rede privada terá que preencher um documento justificando a necessidade do procedimento. Assim, as cirurgias serão aceitas somente quando houver algum risco para a criança ou para a mãe. Com a medida, não será mais possível marcar a cesárea com antecedência, prática comum, até então.

Mesmo assim, se a gestante optar pela cesárea, o médico deverá encaminhar um relatório médico detalhado e um termo de consentimento assinado pela paciente. Porém, a ANS esclarece que o ideal é que a solicitação ocorra somente na 39ª semana de gestação.

Caso o profissional de saúde escolhido pela gestante se recuse a fazer o parto natural, ela deverá entrar em contato com a operadora de seu plano de saúde que deverá disponibilizar outro médico para realizar o procedimento. Se isso não acontecer, poderá enviar uma reclamação direta.

A agência alterou as regras justificando a recomendação de especialistas que afirmam que cesárias desnecessárias podem aumentar problemas respiratórios do bebê e o risco de mortalidade da mãe.

(DOL com informações do portal Notícias do Dia)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias