plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

AL debate tarifa de energia elétrica no Pará

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) promoveu na tarde de ontem uma audiência pública para debater com a sociedade sobre o aumento da tarifa de energia elétrica cobrada no Estado. A sessão especial foi proposta pelos deputados Celso Sabino

twitter Google News

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) promoveu na tarde de ontem uma audiência pública para debater com a sociedade sobre o aumento da tarifa de energia elétrica cobrada no Estado.

A sessão especial foi proposta pelos deputados Celso Sabino (PSDB) e Thiago Araújo (PPS). Além de representantes da sociedade, também participaram do debate o promotor de Justiça de Falência e Recuperação Judicial Sávio Brabo, do Ministério Público do Estado do Pará (MPE), e o gerente jurídico das Centrais Elétricas do Pará S.A, Armando Nascimento.

O alto custo da energia cobrada no estado do Pará foi o que motivou o debate realizado no auditório Nilton Miranda. De acordo com o deputado Luis Sefer (PP), a tarifa de energia elétrica praticada no Pará não é somente a mais cara do Brasil.

“Nós pagamos a energia mais cara do país e o Brasil é o país que tem a energia mais cara do mundo. Para o Pará, a energia custa 0,47 Megawatt-hora. São Paulo paga 0,23, a metade. Nós pagamos, em um estado pobre, o dobro de São Paulo que é um estado rico.”, disse.

O gerente jurídico da Celpa, Armando Nascimento, afirmou que não há nem um novo aumento previsto para a tarifa de energia elétrica, fora os que já foram concedidos pelo governo federal, através da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“Como a própria presidente disse recentemente em pronunciamento, estamos, infelizmente, num momento de crise hídrica no país, uma seca sem precedentes, e isso fez uma parcela bastante significativa da tarifa de energia precisar ser recomposta e essa recomposição gerou tanto o sistema de bandeiras tarifárias que tornou a energia mais cara entre janeiro e fevereiro deste ano, como também esse reajuste tarifário extraordinário que foi concedido exclusivamente para essa parcela da tarifa que cuida justamente do pagamento da geração e transmissão da eletricidade”, explica.

O deputado Miro Sanova (PDT) criticou o fato da Aneel não comparecer às reuniões nas quais foi convocada. “Existem duas discussões. Uma é a qualidade do serviço da Celpa e a questão da tarifa. O serviço a Celpa é a responsável e está presente na sessão como também esteve presente nas outras discussões do parlamento. A questão da tarifa, a Aneel é a agência reguladora. Hoje propus uma moção de repúdio contra a Aneel por conta do descaso com o povo paraense. O Pará produz e fornece energia e tem uma das tarifas mais caras do país e a Aneel é grande responsável por isso”, assegura.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias