plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Manifestantes protestam contra Dilma no Rio

Manifestantes anti-PT e a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff fizeram um panelaço na rua que dá acesso ao Palácio da Cidade, em Botafogo, zona sul do Rio. O local é onde a presidente foi recebida pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, em ocasi

Manifestantes anti-PT e a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff fizeram um panelaço na rua que dá acesso ao Palácio da Cidade, em Botafogo, zona sul do Rio.

O local é onde a presidente foi recebida pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, em ocasião dos 450 anos da cidade.

O protesto, que começou por volta das 16h30, chegou, no auge do movimento, a reunir 31 pessoas. O ato foi convocado pela página do Movimento Brasil Livre no Facebook.

As pessoas se posicionaram na rua que dá acesso ao palácio e recebiam apoio de alguns carros que passavam. Alguns metros antes do local, a Polícia do Exército e a Polícia Militar fizeram um bloqueio e só passavam convidados ou moradores locais.

Integrantes do Movimento Brasil Livre disseram que são favoráveis à saída da presidente e de seu vice, Michel Temer, por acreditarem que os políticos têm ligação com as denúncias da operação Lava Jato, que apura desvios de dinheiro na Petrobras.

O desejo maior é, contudo, a saída do PT do governo e que haja a convocação de novas eleições, ainda que não tenham apontado nenhum nome de preferência.

"Está cada vez mais difícil a vida no Brasil, com os preços altos, os serviços públicos caros e difícil de conseguir empregos e estágios. O povo tá pagando o preço da corrupção do governo", disse o estudante de engenharia Pedro Souto, 21, do MBL.

É o MBL um dos organizadores de protesto contra a presidente no próximo dia 15.

A advogada Lorraine Alves, 35, também integrante do MBL afirmou que o movimento no Rio não tem apoio de nenhum partido político. Ela pediu inclusive que empresários façam doações ao grupo para a aquisição de material para cartazes e a contratação de um carro de som.

O técnico em segurança do trabalho Maycon Freitas, que administra a página UCC (União Contra a Corrupção) no Facebook, partilha da tese de que se os desvios na Petrobras ocorreram, eles tiveram o aval de Dilma, lembrando que ela era presidente do Conselho da empresa durante o período dos desvios. Freitas é um ativista conhecido no Rio. Ele chegou a se candidatar a deputado federal pelo PTdoB, mas teve apenas 2 mil votos e não se elegeu.

Ele criticou a postura do governo petista na condução da greve dos caminhoneiros.

"O partido que apoiou a vida inteira as greves trata dessa forma o movimento dos caminhoneiros? Cadê a CUT, a UNE (União Nacional dos Estudantes), o MST para defender os caminhoneiros?", disse.

Ele, que engrossou as fileiras dos que pediam intervenção militar no país, disse que mudou de ideia por não confiar "no alto escalão das Forças Armadas".

"Eu acho que o impeachment é a via legal e democrática para tirar o governo que ai está. Não podemos aceitar que a chefe do país venha a público dizer que não sabia de nada", afirmou.

BATMAN DO LEBLON

O protesto teve a presença também do ativista que ficou conhecido como Batman das manifestações, devido à fantasia que usa. O ativista, que ficou famoso por se juntar nas manifestações de junho organizadas por anarquistas e militantes de esquerda, agora milita no movimento pró-impeachment.

Não houve confusão durante o protesto, apenas um clima de hostilidade breve quando algum passageiro demonstrava apoio à presidente.

Do outro lado da rua um grupo de cerca de dez pessoas observava e fotografava as pessoas no ato. Os manifestantes os acusavam de ser agentes do PT enviados para intimidar. A reportagem se aproximou e questionou sobre a presença deles ali e eles negaram ser militantes de qualquer um dos lados.

A manifestação terminou às 18h15, antes de acabar a cerimônia no palácio.

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias