Um erro no sistema da companhia aérea KLM deu a oportunidade de internautas comprarem passagem para fora do Brasil por menos de R$ 300. O caso que aconteceu no final do ano passado, permitiu a compra para a Europa por R$ 282, por exemplo. A grande procura pela promoção chegou a paralisar os sites especializados em compra de passagens aéreas.
A liquidação, no entanto, ocorreu por um erro da KLM, companhia aérea holandesa, que anunciou posteriormente que o valor foi "acidentalmente carregado no sistema". Através de nota, a empresa disse que iria honrar as compras dos clientes brasileiros que chegaram a ter as suas passagens emitidas. A KLM esclareceu, porém, que o consumidor que recebeu apenas a confirmação da reserva teve a compra cancelada. O caso foi parar no Procon.
A pressão dos órgãos de direito do consumidor e dos clientes foi muito grande. Após a polêmica, a KLM emitiu um novo comunicado e confirmou que todos que tinham conseguido emitir a reserva seriam contemplados.
O casal advogado Paulo Chagas e a psicóloga Elenise Martins conseguiram comprar as passagens para Amsterdã durante a falha do sistema. " No total a viagem sairá R$ 1,2 mil para nós dois ida e volta", comemora Chagas.
De acordo com o advogado especialista em Direito do Consumidor e presidente da Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo (Andep), Claudio Candiota Filho, depois de compradas e pagas as passagens, ou seja, depois de concluída a compra, o contrato está selado. Porém, que se somente a reserva fosse efetuada, não tendo havido o pagamento ou débito no cartão de crédito, ficaria a critério da companhia aérea aceitar a tarifa e concluir a compra.
(DOL com informações do Terra)
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