plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Vigilantes paralisam e bancos fecham no DF

Vigilantes do Distrito Federal iniciaram nesta quinta-feira (22) uma greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada ontem (21) à noite, durante assembleia no Setor Bancário Sul. A estimativa da categoria é que aproximadamente 70% dos 24 mil trabalhad

Vigilantes do Distrito Federal iniciaram nesta quinta-feira (22) uma greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada ontem (21) à noite, durante assembleia no Setor Bancário Sul. A estimativa da categoria é que aproximadamente 70% dos 24 mil trabalhadores aderiram ao movimento.

Diversas agências bancárias permanecem fechadas, porque, de acordo com a lei, bancos não podem oferecer atendimento sem a presença de um vigilante.

“O objetivo é parar 100%. Isto inclui órgãos federais, bancos, hospitais e UPAs [Unidades de Pronto Atendimento]”, informou Luiz Paulo Gomes, diretor do Sindicato dos Vigilantes do Distrito Federal.

Segundo ele, o sindicato patronal apresentou proposta que não agradou os vigilantes. Ela inclui um aumento salarial de 7%, retirada de uma cláusula do acordo coletivo que garante estabilidade ao trabalhador afastado e criação de um novo piso.

Conforme o sindicalista, nova assembleia deve ser realizada no fim da tarde de hoje para avaliar o primeiro dia da greve. “Se a proposta apresentada for decente, com certeza a categoria votará a favor do fim da greve”, disse.

Por meio de nota, o Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Sistema de Segurança Eletrônica, Cursos de Formação e Transporte de Valores no Distrito Federal (Sindesp/DF) informou que entrará na Justiça pedindo a decretação da ilegalidade da greve. Para o órgão, a paralisação dos vigilantes tem cunho político e não se justifica.

“Nos últimos três anos, a categoria teve ganho real de 35% acima da inflação. Parar agora, quando o Distrito Federal enfrenta uma grave crise, já conhecida de todos, e quando estamos buscando uma forma de superar os problemas, só agrava a situação. A greve demonstra que tem mesmo cunho político”, avaliou o presidente do Sindesp/DF, Irenaldo Pereira Lima.

(Agência Brasil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias