plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Temporal deixa mais de 300 mil sem energia

Ao menos 320 mil clientes das empresas de energia elétrica do Rio Grande do Sul estão sem luz na tarde deste domingo (21), por causa do temporal que atingiu o Estado entre a tarde e a noite de sábado (20). Dos clientes que estão sem energia elétrica, 250

Ao menos 320 mil clientes das empresas de energia elétrica do Rio Grande do Sul estão sem luz na tarde deste domingo (21), por causa do temporal que atingiu o Estado entre a tarde e a noite de sábado (20).

Dos clientes que estão sem energia elétrica, 250 mil são da AES SUL, 35 mil da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica) e 35 mil da RGE (Rio Grande Energia). As companhias não informaram previsão de quando o fornecimento será normalizado.

De acordo com a AES SUL, ventos de quase 130 km/h e a chuva forte de sábado causaram danos à rede elétrica em toda a área de concessão da empresa, o que provocou a interrupção de energia para 500 mil clientes no pico do temporal.

O fornecimento foi normalizado para 250 mil clientes e outros 250 mil ainda aguardam os reparos. Como o temporal começou por volta das 16h30 de sábado e continuou até as 21h, as equipes de campo não puderam trabalhar imediatamente.

Na área de concessão da RGE, os municípios mais atingidos foram Cruz Alta, Santo Ângelo, Taquara e Nova Prata. As equipes estão nas ruas para fazer os reparos, mas não há previsão de volta da energia elétrica.

O temporal danificou equipamentos e postes também na área de concessão da CEEE. A chuva e o vendaval atingiram com mais intensidade a região metropolitana de Porto Alegre. Segundo a empresa, ainda há postes caídos, alimentadores com defeito, redes rompidas e estruturas que precisam de reparos.

ESTRAGOS

As chuvas também causaram estragos em vários municípios, como queda de árvores e postes e destelhamentos de casas, estabelecimentos comerciais e prédios públicos.

Segundo a Defesa Civil do Estado, os municípios mais atingidos são Viamão, Esteio, Alvorada, Eldorado do Sul, Bagé, Pelotas e Santana do Livramento. Destes, Esteio e Santana do Livramento são os que têm mais estragos.

Não há registros de mortos, feridos ou desabrigados por causa do temporal.

Uma das cidades mais atingidas pelo temporal foi Esteio, que tem cerca de 300 casas destelhadas, árvores e postes caídos. Segundo a Brigada Militar, algumas famílias tiveram que buscar abrigo temporário em casas de parentes.

A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para este domingo no Rio Grande do Sul é de chuva forte, com descargas elétricas, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo.

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias