plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Luciano Martins morre aos 80 anos no Rio

O sociólogo Luciano Martins morreu na noite de terça-feira (21) aos 80 anos no Rio de Janeiro. Martins foi embaixador do Brasil em Cuba e assessor especial da Presidência durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), de quem era amigo. Ele estav

O sociólogo Luciano Martins morreu na noite de terça-feira (21) aos 80 anos no Rio de Janeiro. Martins foi embaixador do Brasil em Cuba e assessor especial da Presidência durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), de quem era amigo.

Ele estava internado desde o último sábado (18) com pneumonia. Martins sofria de enfisema pulmonar e artrite temporal, uma inflamação nos vasos sanguíneos que impede a circulação.O sociólogo foi um dos formuladores do programa de governo de FHC, em 1994, e coordenou o Grupo de Análise e Pesquisa durante a gestão tucana. Formado em Ciências Sociais em 1966, fez doutorado em Ciências Humanas na Universidade Paris V.

Ele foi professor das Universidades de Paris (França) e Columbia (EUA), além da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Sua carreira acadêmica é mais identificada com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), onde foi professor de Ciência Política.

Luciano também é autor de vários livros, entre eles "Estado Capitalista e Burocracia no Brasil Pós-64" e "A Geração AI-5 & Maio de 68", entre outros. Ele deixa três filhos, Livia, de 54 anos, bióloga e imunologista que vive na França; a fotógrafa Isabel, de 52 anos, e Quito, de 50 anos, que é músico, além de três netos.

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias