plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Jovem é internada após ser vacinada contra HPV

Uma estudante de 12 anos ficou dois dias internada na Santa Casa de São Carlos (a 232 km de São Paulo) por suspeita de reações provocadas pela vacina contra o HPV (papilomavírus humano). Ela teve alta na tarde desta sexta-feira (19). A estudante tomou a

Uma estudante de 12 anos ficou dois dias internada na Santa Casa de São Carlos (a 232 km de São Paulo) por suspeita de reações provocadas pela vacina contra o HPV (papilomavírus humano). Ela teve alta na tarde desta sexta-feira (19).

A estudante tomou a segunda dose da vacina na sexta-feira (12), na UBS (Unidade Básica de Saúde) Vila Isabel, e apresentou os primeiros sintomas na segunda-feira (15). Ela teve dores de cabeça e perdeu a sensibilidade nas pernas. A vacina contra o HPV é administrada a adolescentes entre 11 e 13 anos, e protege contra lesões do colo de útero que podem se desenvolver e virar câncer.

O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde informaram que a reação da adolescente pode ser um caso de ansiedade pós-vacinação. Em Bertioga (103 km de São Paulo), 11 meninas foram socorridas no início do mês após sentirem dormência nos braços e pernas após tomarem a vacina.

De acordo com a dona de casa Adelcy Ferreira da Silva, 65, mãe da adolescente, ela começou a passar mal na segunda-feira à tarde, quando estava na escola.

"Ligaram da escola e disseram que ela não conseguia levantar da cadeira. Fui buscá-la e quando voltávamos para casa ela perdeu a força das pernas e caiu na rua. Todos os músculos dela ficaram fracos e ela não conseguia nem falar", afirmou.

A mãe procurou atendimento médico na terça-feira de manhã na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) da Vila Prado, ao perceber que os sintomas tinham se agravado.

A jovem foi encaminhada à Santa Casa de São Carlos, onde fez exames, mas foi liberada.Na quarta-feira (17), ainda sem sensibilidade nas pernas e fortes dores de cabeça, a adolescente foi internada na Santa Casa.

"Eu não critico a vacina, porque acho importante, mas critico a falta de informação sobre ela. Os pais não foram informados que poderia haver uma reação nem os médicos sabiam como lidar com o caso, que remédios poderiam dar para a dor de cabeça que ela sentia", disse a mãe.

Mesmo após a alta na tarde desta sexta-feira, Adelcy disse que a filha ainda sentia dores de cabeça. A menina já recuperou a sensibilidade nas pernas e está andando.

REAÇÃO DE ANSIEDADE

Helena Sato, diretora técnica da divisão de imunização da Secretaria de Estado da Saúde, disse que os exames realizados na adolescente não apontaram nenhuma alteração.Ainda de acordo com a diretora, o caso da estudante, assim como o das meninas que tiveram reação em Bertioga, indicam que houve uma reação de ansiedade após a imunização.

"Esta reação de ansiedade pode ser verificada em alguns casos de vacinação, principalmente em adolescentes dessa faixa etária [de 11 a 13 anos] e quando a campanha de vacinação envolve um grupo específico, como é o caso da vacina do HPV", disse.O Ministério da Saúde informou que foi feita uma avaliação neurológica da paciente e não foi apresentada nenhuma alteração. Em nota, disse que a reação já foi observada na aplicação de outras vacinas injetáveis e que a hipótese é de que seja relacionada a ansiedade.

Ainda de acordo com a pasta, vários municípios receberam o mesmo lote da vacina e não foi registrada nenhuma reação pós-vacinação.

O ministério disse que não há indicação de suspensão do lote e a vacinação continuará a ser feita em todo o país. Cerca de 4,4 milhões de meninas já receberam a primeira dose da vacina contra HPV, o que representa 89% da população prevista, conforme o ministério.

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias