plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

RJ: PM substitui coronel preso por cobrar propina

O coronel Rogério Leitão é o novo chefe do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio. Ele foi designado para substituir o coronel Alexandre Fontenelle Ribeiro de Oliveira, preso pela Operação Amigos S.A.. No novo posto, o coronel Leitão re

O coronel Rogério Leitão é o novo chefe do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio. Ele foi designado para substituir o coronel Alexandre Fontenelle Ribeiro de Oliveira, preso pela Operação Amigos S.A..

No novo posto, o coronel Leitão responderá pelas unidades de elite da corporação, como o Batalhão de Operações Especiais, o Batalhão de Choque e o Batalhão de Ações com Cães, além do Grupamento Aero-marítimo, que tem sob sua responsabilidade os helicópteros e as lanchas de patrulhamento.

A Operação Amigos S.A. foi desencadeada para prender uma quadrilha formada por 24 policiais militares do 14° BPM, em Bangu. Entre eles, os integrantes do Estado-Maior, que exigiam pagamento de propina de comerciantes, mototaxistas, motoristas e cooperativas de vans, além de empresas transportadoras de cargas na área do batalhão.

Foi uma ação conjunta do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Segurança Pública e da Corregedoria-Geral da Polícia Militar.

A denúncia do Ministério Público contra os policiais presos informa que a partir de 2012 os envolvidos e mais 80 pessoas, entre os quais agentes da 34ª Delegacia Policial, da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial e PMs reformados praticavam diversos crimes de concussão (extorsão praticada por servidor público) na área de atuação do 14° BPM.

De acordo com o documento, baseado em depoimentos de testemunhas, diálogos telefônicos interceptados com autorização judicial e documentos, que compõem mais de 20 volumes de inquérito, “o 14° BPM foi transformado em um balcão de negócios, por uma sociedade empresária S.A”.

Segundo o Ministério Público, os “lucros eram provenientes de arrecadação de propinas por parte de diversas equipes policiais responsáveis pelo policiamento ostensivo, sendo que a principal parte da propina era repassada para a denominada 'administração', ou seja, para os oficiais integrantes Estado-Maior, que detinham o controle do 14º BPM, o controle das estratégias, o controle das equipes subalternas e o poder hierárquico”.

(Agência Brasil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias