plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Aposentadoria de Joaquim Barbosa é publicada hoje

Foi publicada hoje (31), no Diário Oficial da União, a aposentadoria de Joaquim Barbosa, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado, que tem 59 anos, deixa o cargo 11 anos antes do prazo para a aposentadoria compulsória. Amanhã (01), será re

Foi publicada hoje (31), no Diário Oficial da União, a aposentadoria de Joaquim Barbosa, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado, que tem 59 anos, deixa o cargo 11 anos antes do prazo para a aposentadoria compulsória. Amanhã (01), será realizada eleição para escolher o novo presidente do STF que ocupará o lugar de Joaquim.

Barbosa anunciou a aposentadoria em maio deste ano, ainda em meio a polêmicas do julgamento do mensalão. O ministro disse, no entanto, que o caso saía da sua vida depois que deixasse o cargo. Na última sessão que Barbosa presidiu, em 1º de julho, antes de sair de férias, ele teria dito que deixava o posto de Ministro com a “alma leve” e com sensação de dever cumprido.

Só que, para muitos, Joaquim Barbosa será sempre lembrado pelo temperamento forte e pelos embates que acumulou durante a passagem pelo STF. Um dos ministros com quem teve desavenças, inclusive, deverá ser escolhido como substituto de Barbosa para a presidência da Casa: Ricardo Lewandowski, magistrado que atualmente, ocupa a vice-presidência na Corte.

Em sessões do Tribunal Pleno, Barbosa chegou a acusar Lewandowski de fazer “chicanas” e também cassou quatro decisões do colega, neste ano. Outro ministro com quem Joaquim teve desavenças foi Gilmar Mendes. Em uma discussão com Mendes, em 2009, o ex-presidente do STF afirmou que “quando se dirige a mim, [Vossa Excelência] não está falando com os seus capangas do Mato Grosso”.

Joaquim Barbosa foi indicado em 2003, no mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e foi o primeiro negro a presidir o Supremo Tribunal Federal.

(DOL com informações EBC)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias