plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Corpo de Suassuna é enterrado e recebe homenagem

O corpo do poeta, escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna foi enterrado no final da tarde desta quinta-feira (24) com homenagens de "cavaleiros medievais", personagens de sua obra. O escritor de 87 anos teve um AVC hemorrágico na última segunda-fe

O corpo do poeta, escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna foi enterrado no final da tarde desta quinta-feira (24) com homenagens de "cavaleiros medievais", personagens de sua obra. O escritor de 87 anos teve um AVC hemorrágico na última segunda-feira (21), foi operado no mesmo dia, e morreu no fim da tarde de quarta-feira (23), no Recife.

O corpo foi velado por quase 20 horas na sede do governo de Pernambuco e, no fim da tarde, seguiu em cortejo em um caminhão do Corpo de Bombeiros. Motociclistas acompanharam o carro e pequenas multidões se formaram no trajeto até o cemitério Morada da Paz, em Paulista (Grande Recife), para aplaudir o artista. O caixão com o corpo de Suassuna chegou ao cemitério às 16h48, sob uma salva de tiros e aplausos.

Cinco duplas de cavaleiros que simbolizavam mouros e cristãos do livro "O Romance d'A Pedra do Reino" cruzaram suas lanças sobre o caixão, assim como faziam sobre Ariano Suassuna quando ele chegava montado às cavalgadas em São José do Belmonte, no interior de Pernambuco. Além de familiares, uma multidão de fãs acompanhou a despedida de Suassuna. "Todos nós que fazemos cultura fomos influenciados por esse modo de pensar [de Ariano]. Aqui vamos seguir sua brincadeira, que é muito séria", disse o cantor e compositor Chico César.

Um dos netos de Suassuna leu o poema "A Mulher e o Reino", escrito pelo paraibano para a mulher, Zélia, que acompanhou toda a cerimônia. Uma neta discursou, agradecendo a mobilização das pessoas que foram se despedir do autor. Vez ou outra, alguém gritava "Viva Ariano Suassuna!", arrancando aplausos.

O grito de guerra do Sport Club do Recife, time pelo qual torcia Suassuna, foi entoado pelo público emocionado. Às 17h21, sob chuva de pétalas de rosas brancas e vermelhas, o caixão com o corpo de Suassuna começou a ser enterrado, enquanto a família rezava.

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias