plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
DESCOBERTA

Cavernas gigantes de 8 mil anos são achadas no Brasil

As cavernas foram encontradas em diversas partes do país e podem ter sido cavadas por animais já extintos

Imagem ilustrativa da notícia Cavernas gigantes de 8 mil anos são achadas no Brasil camera Dentro da primeira paleotoca descoberta na Amazônia. É quase duas vezes maior que a segunda maior toca conhecida, localizada em outras partes do Brasil. | (Crédito: Amilcar Adamy/CPRM)

Pesquisadores anunciaram uma grande descoberta na América do Sul. Foram descobertos uma série de peculiares e enormes túneis que não foram frutos de processos geológicos nem da ação humana em várias regiões do Brasil.

Os cientistas acreditam que se tratam de paleotocas, provavelmente construídas por animais da fauna sul-americana que já foram extintos.

Conteúdos relacionados:

Do lado de fora da entrada de uma paleotoca.
📷 Do lado de fora da entrada de uma paleotoca. |(Crédito: Heinrich Frank)

Até o começo dos anos 2000, a literatura científica não contava com quase nenhuma caverna que fosse atribuída à megafauna. O professor de mineralogia, Heinrich Theodor Frank, porém, documentou aproximadamente 1,5 mil paleotocas em seu estado natal, o Rio Grande do Sul, conforme dados repercutidos pela Discover.

Marcas de garras são sinais claros dos engenheiros que cavaram o túnel.
📷 Marcas de garras são sinais claros dos engenheiros que cavaram o túnel. |(Crédito: Heinrich Frank)

Só no estado de Santa Catarina, o professor encontrou centenas de informações sobre centenas de tocas gigantes, que continham centenas de metros de comprimento. Além disso, ao norte de Minas Gerais, na região de Serra Gandarela, uma quantidade além de 304 metros totais de túnel foram avaliados em outra caverna.

Quer saber mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp.

Ainda, em Santa Catarina, Theodor obteve informações de outro esconderijo caracterizado como pré-histórico que tinha mais de 914 metros.

Uma olhada mais de perto nessas marcas de garras.
📷 Uma olhada mais de perto nessas marcas de garras. |(Crédito: Heinrich Frank)

Frank acredita que as maiores tocas – medindo até um metro e meio de diâmetro – foram cavadas por preguiças terrestres. Ele e seus colegas consideram como possibilidades vários gêneros que já viveram na América do Sul e cujos restos fósseis sugerem adaptação para escavações sérias.

Outros acreditam que tatus extintos como Pampatherium , Holmesina ou Propraopus , embora menores que as preguiças, foram responsáveis ​​até pelas maiores tocas.

Pesquisadores acreditam que as cavernas foram cavadas por preguiças terrestres.
📷 Pesquisadores acreditam que as cavernas foram cavadas por preguiças terrestres. |(Crédito: Heinrich Frank)
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias