plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CASO MARIELLE FRANCO

Brazão é autorizado acompanhar sessões na Câmara por vídeo 

CCJ analisa nesta quarta-feira (10) a prisão do deputado, acusado de ser um dos mandantes do assassinato de Marielle Franco.

Imagem ilustrativa da notícia Brazão é autorizado acompanhar sessões na Câmara por vídeo  camera Chiquinho Brazão é um dos suspeitos de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco. | Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes autorizou que o deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) participe das sessões na Câmara que vão analisar se ele vai continuar preso ou não.

Moraes deu autorização para Chiquinho acompanhar sessões por videoconferência. O ministro também permitiu que os advogados do deputado pudessem assistir às reuniões. Segundo a decisão de Moraes, a autorização foi dada para Chiquinho "exercer seu direito à ampla defesa".

Leia na íntegra da decisão do Ministro Alexandre de Moraes (PDF – 106 kB)

A liberação vale para sessões na CCJ e no plenário da Câmara. Chiquinho está detido na penitenciária federal de Campo Grande (MS), sob suspeita de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco.

GOVERNO ORIENTOU VOTO PARA MANTER PRISÃO; UNIÃO BRASIL E PP LIBERARAM BANCADAS

A informação foi confirmada pela assessoria do ministro Alexandre Padilha, de Relações Institucionais. Segundo a equipe dele, essa posição do governo foi repassada aos deputados da bancada governista.

Parlamentares continuam a analisar nesta quarta-feira (10) se mantém Chiquinho detido. Após ficar suspensa por duas semanas, a discussão foi retomada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Se a manutenção foi aprovada, ela pode ser votada em plenário ainda nesta quarta-feira (10).

Os deputados do União Brasil e PP poderão decidir sozinhos se querem ou não rejeitar a ordem de prisão. Alguns parlamentares do Centrão e da base governista ouvidos pela reportagem disseram que tiveram a oportunidade de ler o caso e vão votar para que Brazão continue preso, considerando a gravidade das acusações contra ele. Parlamentares do PL, por outro lado, ainda não tomaram uma posição sobre o processo.

Quer mais notícias sobre Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp

Critério para prisão preocupa parlamentares. Apesar da sinalização, os deputados consideram essencial aprofundar o debate sobre os parâmetros da prisão de parlamentares.

Deputados e senadores são invioláveis nas esferas civil e penal, segundo a Constituição. Os parlamentares, contudo, podem ser presos em flagrante por crime inafiançável, e o caso precisa ser analisado pela Câmara para manter ou revogar a prisão.

CHIQUINHO É SUSPEITO DE MANDAR MATAR MARIELLE

O deputado foi preso em 24 de março por ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes. O irmão dele Domingos Brazão e o ex-delegado da Polícia Civil Rivaldo Barbosa também foram detidos.

Chiquinho foi expulso do União Brasil, por unanimidade, no dia em que foi preso. A decisão foi tomada pela Executiva nacional da sigla em reunião virtual.

Conselho de Ética da Câmara também deve abrir processo de cassação do deputado. Ainda na quarta-feira, o colegiado deve votar a abertura ou o arquivamento do pedido feito pelo PSOL para cassar o mandato de Brazão.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias