plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
EVITAR ACIDENTES

Tecnologia pode evitar sono ao volante

Legislação europeia obriga o uso de câmera em veículos novos para identificar quando o motorista estiver cansado ou cochilando, evitando assim muitos dos acidentes comuns por fadiga em todo o mundo

Imagem ilustrativa da notícia Tecnologia pode evitar sono ao volante camera Homem dirigindo com sono | ( Reprodução )

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), em parceria com a Academia Brasileira de Neurologia e o Conselho Regional de Medicina, aponta que cerca de 42% dos acidentes de trânsito estão relacionados ao sono. Os resultados indicam que o Brasil ocupa a quinta colocação mundial em óbitos no trânsito devido ao cansaço, ficando atrás da Índia, China, EUA e Rússia.

Especialistas afirmam que as principais causas de sonolência ao volante incluem a privação de sono, dormir menos de oito horas por noite (com menos de cinco horas aumentando o risco em 4,5 vezes), permanecer acordado por longos períodos e transtornos do sono. Vale ressaltar ainda que, condutores com apneia do sono apresentam um risco de duas a sete vezes maior de causar acidentes.

Diante do alto risco, neste ano, entrou em vigor na União Europeia uma legislação que torna obrigatória a presença de uma câmera nos novos veículos, capaz de identificar fadiga e sonolência. Trata-se do Euro NCAP, programa europeu de segurança automotiva, que também incorporou a detecção de sonolência como parte de seu protocolo de avaliação de segurança de um veículo.

Conteúdos relacionados:

Segundo Sidnei Canhedo, mestre em saúde ambiental e gestor da Optalert - empresa especializada em tecnologia de controle de fadigas -, apesar da existência de leis que regulamentam o horário de trabalho dos motoristas no Brasil, não há um controle eficaz por parte das autoridades. “Isso tem impacto direto nos índices de acidentes relacionados à sonolência e à fadiga, o que é alarmante”, ele considera.

PREVENÇÃO

“A sonolência está relacionada à insuficiência de sono ou a condições como a apneia. Portanto, é crucial ter uma boa qualidade de sono. Por outro lado, a fadiga está ligada a atividades monótonas, como dirigir por longos períodos. Para lidar com a fadiga, ações como fazer pausas para exercícios leves, consumir alimentos e café podem proporcionar melhorias quase imediatas e evitar problemas”, acrescenta.

Para Sidnei, a nova câmera nos carros ainda carece de estatísticas sobre a redução de acidentes nas estradas, uma vez que o tema e a tecnologia é recente. Por outro lado, em operações mais antigas, como a mineração, onde essa tecnologia já é empregada há algum tempo, existem levantamentos robustos que confirmam uma significativa redução, chegando a quase 80% no número de acidentes.

Canhedo detalha: “A tecnologia Optalert é o resultado de quase trinta anos de pesquisas científicas na área do sono. O sistema é baseado nas alterações dos movimentos oculares do motorista. Com isso, os resultados previnem que o condutor chegue efetivamente ao sono cerca de 20 minutos antes do mesmo cochilar na direção, evitando assim o risco de acidente nas vias”.

“Nós acreditamos que agora, com a obrigatoriedade na Europa, os demais países irão seguir essa diretriz. Vale lembrar que a mesma situação ocorreu com o ‘airbag’ no passado, vindo de um item considerado como luxo em alguns modelos e hoje é uma obrigatoriedade. Diante da novidade, acreditamos que em cerca de quatro anos esta importante tecnologia será obrigatória também no Brasil”, conclui Sidnei.

Quer ler mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp

ALERTA

Enquanto a tecnologia não chega ao Brasil, o especialista sugere alguns sinais de que um acidente de trânsito devido à sonolência pode ocorrer. Se os motoristas perceberem algum dos sintomas a seguir, é importante fazer paradas para descanso durante uma viagem, evitar dirigir entre meia-noite e 6h da manhã ou após um longo dia de trabalho.

como identificar

sinais

l Bocejos ou piscadas frequentes;

l Dificuldade em manter os olhos abertos;

l Visão dupla ou borrada;

l Dificuldade para manter a cabeça erguida;

l Redução da concentração, pensamentos desconexos;

l Dificuldade de manter a mesma velocidade;

l Saída da pista.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias