plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
PREOCUPAÇÃO

Incêndios têm expandido as savanas no meio da Amazônia

O processo de savanização preocupa os pesquisadores sobre a preservação da floresta amazônica.

Imagem ilustrativa da notícia Incêndios têm expandido as savanas no meio da Amazônia camera Não só o solo da região mudou, mas ocorreu até a proliferação de árvores típicas das savanas de areia branca. | Reprodução

Um estudo aponta que por conta dos incêndios florestais, além da fronteira agrícola, o coração da mata amazônica também está sendo degradada, iniciando assim um processo de savanização.

A descoberta foi feita graças a uma paisagem de ecossistemas inundáveis, no médio rio Negro, na região do município de Barcelos próximo a Manaus, onde foram encontradas manchas de savana de areia branca no meio da floresta. Após o incêndio acabar com a vegetação, ocorre um processo de erosão no solo por conta do solo ser rico em argila e se forma esse tipo de fenômeno.

Os pesquisadores também constataram que não só o solo da região mudou, mas ocorreu até a proliferação de árvores típicas das savanas de areia branca.

“Nossa pesquisa mostrou que as savanas nativas estão em expansão e podem se expandir ainda mais na Amazônia. Não ao longo do ‘arco do desmatamento’, onde as gramíneas exóticas estão se espalhando, mas sim a partir de manchas de savana de areia branca disseminadas por toda a bacia, em regiões remotas”, afirma o pesquisador da FAPESP Bernardo Flores.

Se nada for feito, a tendência é o fenômeno piorar. Segundo Flores, agora é hora de implementar programas que defendam as florestas amazônicas. "Por exemplo, controlar o manejo de fogo para diminuir a propagação de incêndios florestais durante os períodos secos”, alerta.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias