plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MEIO AMBIENTE

Banhistas descartam máscaras nas areias das praia no RJ

As máscaras descartáveis já viraram o novo lixo dos oceanos em meio a pandemia do novo coronavírus. No Rio de Janeiro, descartar esse tipo de material está se tornando corriqueiro, assim como encontrá-las boiando nos mares ou jogadas pelas praias. Um banh

Imagem ilustrativa da notícia Banhistas descartam máscaras nas areias das praia no RJ camera Reprodução

As máscaras descartáveis já viraram o novo lixo dos oceanos em meio a pandemia do novo coronavírus. No Rio de Janeiro, descartar esse tipo de material está se tornando corriqueiro, assim como encontrá-las boiando nos mares ou jogadas pelas praias. Um banhista registrou máscaras descartáveis boiando na água.

O ambientalista Sérgio Ricardo Verde, membro-fundador do Movimento Baía Viva, cita que, apesar de as informações ambientais serem uma “caixa preta” no Rio, sabe-se que, pelo menos até a Olimpíada na cidade, em 2016, a quantidade de lixo flutuante era de 90 toneladas. No dia 30 de março, início da pandemia, o instituto fez uma denúncia aos Ministérios Públicos federal e estadual, gerando inquéritos sobre o risco da infecção nas estações de esgoto, pedindo um plano de contingência.

Ver essa foto no Instagram

Máscaras usadas na pandemia estão contaminando o ambiente marinho. O mundo vem descartando 129 bilhões de máscaras e 65 bilhões de luvas plásticas todos os meses no meio ambiente. Aqui no Brasil, Segundo a Abrelpe, o lixo doméstico teve aumento de 60% na pandemia. A máscara que você joga fora hoje pode acabar matando uma tartaruga ou algum outro animal marinho. “É preciso manter o foco na saúde pública. Mas não podemos deixar a pandemia abrir espaço para o consumo inconsciente e desnecessário de materiais que sequer foram feitos para serem reciclados, e acabam nos rios e oceanos, como é o caso dos plásticos de uso único”, afirma a cientista marinha da Oceana no Brasil, a engenheira ambiental Lara Iwanicki. @seasub.oficial @oceanpact @licta_unirio @oceanabrasil #plasticocean #underwater #covid19 #riodejaneiro #ipanema

Uma publicação compartilhada por Instituto Mar Urbano (@institutomarurbano) em

"A responsabilidade de tirar esse lixo do ambiente é da indústria, que tem que financiar a coleta seletiva, mas isso não acontece. Até hoje, 12 operários da Cedae morreram de Covid-19 e há centenas de infectados. Enquanto esse problema afeta os pobres, ninguém toma providência." disse o ambientalista.

A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) orienta que máscaras e luvas devem ser descartadas no lixo sanitário e no lixo comum. Elas devem estar depositadas de forma que garis não tenham contato direto com o material. Também vale lembrar que, se a pessoa estiver fora de casa, o ideal é guardar a máscara usada em um saco plástico, até que possa depositá-la no lixo de casa.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias