Notícias / Bizzaro

ESTUDOS AFIRMAM

Tubarões podem ser tornar mais inteligentes e agressivos devido ao aquecimento global

Quarta-Feira, 05/12/2018, 09:39:27 - Atualizado em 05/12/2018, 12:56:34 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Tubarões podem ser tornar mais inteligentes e agressivos devido ao aquecimento global (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Uma pesquisa realizada pela Universidade Macquarie, em Sidney, revelou que o aquecimento global pode ter um efeito sobre a capacidade cognitiva do maior predador dos mares, os tubarões. A previsão que o planeta sofra um aumento na temperatura até o final deste século.

Os tubarões gerados em águas de até três graus Celsius mais quentes desenvolveram a lateralização ou seja, ele passaram a utilizar um lado do cérebro predominantemente, como nos seres humanos. Essa mudança faz com que o animal desenvolva certas habilidades automaticamente, e possa possuir a maior capacidade cognitiva para diversas tarefas como a caça.

O estudo ainda revela que, que os embriões de tubarões levam até 10 meses para se desenvolver, tornando-os bastante vulneráveis a altas temperatura da água e outras mudanças no ambiente. Já em condições mais quentes aceleram o metabolismo do animal, fazendo com que os embriões queimem suas reservas de energia e nasçam mais rápido. O desenvolvimento de alguns tecidos e partes do corpo do predador podem ser comprometidos.

Ainda de acordo com a universidade, essas mudanças climáticas podem ser altamente prejudiciais para cadeias ecológicas do meio-ambiente marinho. E que o aquecimento da água dos oceanos ainda terão diversos efeitos ainda não estudados sobre as espécies marinhas.

(Com informações do site Hard Core)





Comentários

Destaques no DOL