plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
DESFRALDE

Quando a criança está pronta para o desfralde? Confira!

Os pais ou cuidadores devem estar atentos ao sinais que a criança dá quando está pronta para o desfralde

Imagem ilustrativa da notícia Quando a criança está pronta para o desfralde? Confira! camera Bebê usando fralda | (Foto: Reprodução freepik)

O desfralde, também conhecido como o processo de retirada das fraldas, é uma transição importante no desenvolvimento da criança. Não há uma idade específica em que todas as crianças estejam prontas, pois cada uma desenvolve-se em seu próprio ritmo. No entanto, existem sinais de prontidão que os pais podem observar para determinar se seu filho está pronto para começar o desfralde.

É importante observar esses sinais de prontidão e não tentar forçar o desfralde antes que a criança esteja pronta, pois isso pode levar a um processo mais prolongado e frustrante.

Quando a criança demonstra sinais, os pais podem começar a introduzir gradualmente o desfralde, oferecendo oportunidades regulares para usar o banheiro e elogiando o progresso e os esforços da criança.

Conteúdos relacionados:

Veja 8 sinais de que a criança está pronta para o desfralde

1 - Fralda seca: Quando a criança demonstra maior controle dos esfíncteres (os músculos responsáveis pela eliminação de urina e fezes), ela mantém a fralda limpa por períodos prolongados - geralmente mais de uma hora e meia - sem fazer xixi ou cocô.

2 - Quando a criança demonstra interesse em observar pessoas utilizando o banheiro, isso pode indicar que ela não tem medo e está entusiasmada para participar do processo de desfralde. O pequeno pode desejar acompanhar os pais ou os irmãos ao banheiro, imitar seus comportamentos e demonstrar interesse em sentar-se no vaso sanitário ou no penico.

3 - Pode ocorrer de a criança comunicar aos pais que já urinou ou está urinando, especialmente durante os banhos. Ela começa a utilizar as palavras "xixi" e "cocô", ou a realizar gestos que indicam urgência, como se dirigir para um local mais reservado na hora de evacuar.

4 - A criança começa a sentir desconforto com a fralda molhada e também durante a evacuação. Consequentemente, ela solicita para ser trocada e pode até se sentir mais confortável sem usar a fralda. Algumas crianças, até mesmo, tentam removê-la por conta própria.

5 - É crucial observar se seu filho possui habilidades motoras para manipular roupas, tanto para baixo quanto para cima. Isso inclui verificar se ele já desenvolveu a coordenação necessária para abaixar e remover calças, shorts ou saias.

Quer ler mais notícias curiosas? Acesse nosso canal no Whatsapp

6 - Estabelecer um horário regular para evacuar pode auxiliar na criação de uma rotina para o uso do banheiro.

7 - É importante que o bebê se sinta relaxado ao realizar suas necessidades fora da fralda. Um bom sinal disso é quando ele consegue sentar e permanecer no vaso sanitário ou no penico por alguns minutos.

8 - É essencial observar quando a criança demonstra desinteresse pelas fraldas e mostra interesse por cuecas ou calcinhas. Ela pode começar a observar os pais ou outras crianças utilizando essas peças, além de expressar preferências por estampas e personagens para a roupa íntima.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em BabyDOL

Leia mais notícias de BabyDOL. Clique aqui!

Últimas Notícias