plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Havan deve inaugurar três lojas na grande Belém. Leia na coluna de Mauro Bonna

Cidade Oncológica em julho Sem usar as palavras hospital e câncer, o médico Luís Eduardo Werneck inaugurará a Cidade Oncológica, na Nove de Janeiro com Gentil, em julho. A obra física, com dois blocos, ficará pronta agora em abril. Diante de um convite e

Cidade Oncológica em julho

Sem usar as palavras hospital e câncer, o médico Luís Eduardo Werneck inaugurará a Cidade Oncológica, na Nove de Janeiro com Gentil, em julho. A obra física, com dois blocos, ficará pronta agora em abril. Diante de um convite especial para se fixar exclusivamente em São Paulo, Werneck pensou em vender o negócio em Belém, porém retomou o entusiasmo e, além de Belém, já planeja chegar a Manaus.

Cérebro mutável na UFPA

O neurocientista Roberto Lent, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, estará na UFPA no dia 13 de março, para proferir a palestra sobre “O cérebro mutável”. O evento integra a Semana do Calouro 2019, que tem como tema “Universidade Pública: ciência, cidadania e desenvolvimento social”. Lent é autor do livro “Cem bilhões de neurônios”, que recebeu Menção Honrosa no Prêmio Jabuti, em 2003.

Havan com três lojas na Grande Belém

Nilton Hang, diretor de expansão da Havan, esteve na semana passada em Belém. Negocia o ponto da Navegação Assef, na Pedro Álvares Cabral, para instalar a primeira loja na cidade. O plano prevê duas lojas em Belém e uma em Ananindeua. Precisa de áreas com mínimo de dois mil metros quadrados e com 100 metros de frente.

Selo Unicef nos municípios da Amazônia

A Unicef fará parceria com a UFPA para o trabalho, junto às prefeituras municipais da Amazônia, visando a obtenção do Selo Unicef. O selo atesta a adoção de políticas públicas voltadas à promoção dos direitos de crianças e adolescentes. As ações da UFPA incluirão o diagnóstico de dificuldades e a formação de gestores públicos para o planejamento e desenvolvimento de ações, principalmente no campo da educação, saúde e proteção de crianças e adolescentes. Edições anteriores mostram que municípios, que se candidatam ao selo, alcançam indicadores sociais melhores do que os demais.

Averbação de imóveis em cartórios

Está causando transtorno uma decisão da Corregedoria local que proibiu os cartórios do 1º e do 2º Ofício de imóveis de Belém de praticarem atos de averbação. Representantes do setor e os usuários que necessitam dos serviços registrais estão tendo dificuldades e custas adicionais elevadas. A decisão contraria a Lei Federal dos Registros Públicos que permite que os atos de averbação continuem a ser praticados no cartório de origem da matrícula. Já tramita recurso com efeito suspensivo no Conselho da Magistratura, para reverter a decisão.

Voo

No Carnaval, Val-de-Cans terá 104 voos a mais do que no ano passado. Estimativa de crescimento de 20% no movimento de passageiros.

Leão

Em janeiro, a arrecadação federal no Pará aumentou, em termos reais, 4,68 % (nominal, 8,63%), atingindo 1,109 bilhão de reais.

Jubileu

Antônio e Adriana Dias preparam as comemorações do Jubileu de Prata do Grupo Porto Dias, em junho próximo.

GM

A paz voltou a reinar para acelerar o processo de encerramento da Importadora, como concessionária GM. A fábrica já parou de fornecer carros e peças. A área da Roberto Camelier tem sido bastante visitada por supermercados e lojas de departamento.

Icoaraci

Lojas Avenida ocupará 50% do espaço do estratégico ponto da Lojas Visão, em Icoaraci.

Latam

A Latam passou a cobrar assentos marcados, cerca de 260 reais aproximadamente por trecho. E o Boeing 767, a partir de 10 de setembro, deixará de voar para Miami. A frequência passará a ser operada por A-320.

Senado

Começou o processo de instalação da Rádio Senado em Belém, em parceria com a Assembleia Legislativa do Pará.

Marca

Fábio Sicilia ganhou mais uma vez, na Justiça de São Paulo, pelo uso indevido de sua marca registrada Brownettone.

Zoo

O Zoológico da Unama, em Santarém, reintroduziu quatro peixes-boi no seu habitat. É a maior soltura desses animais com rádios transmissores no Pará.

Nissan

Winston Diamantino alugou de Miro Gomes o galpão ao lado da Companhia Belém Academia, na Municipalidade com Rui Barbosa. Lá, em agosto, vai inaugurar a nova concessionária Nissan.

Argumento

Eis a pauta do Argumento de amanhã: Daniel Freire, diretor do Grupo Mercúrio, e o segmento de carne. E o chef André Parente, titular do Engenho do Dedé. Às 22h, na RBA.

Patrimônio

Úrsula Vidal manifestou, a Emmanuel Tourinho, sua preocupação quanto à estabilidade do antigo prédio do Ipar, agora cedido à UFPA. O medo é que um possível desmoronamento poderia levar junto a sacristia da Igreja de Santo Alexandre.

Pet

O Pátio Belém realizará o “Pet Folia”, na sexta, às 18h. A inscrição é feita na loja Mundo Pet (3° piso), com dois quilos de ração, que serão doadas para o Abrigo da Dona Dilma.

Nutrição

O MEC acaba de autorizar 150 vagas do curso de Nutrição para a Faam, em Ananindeua.

Sushi

Agora o concorrido Sushi Ruy Barbosa funciona no almoço de terça a domingo. Jantar em todas os dias. Menu executivo de sushi no almoço às terças e quartas.

Formosa

A rede nordestina de academias Selfit começou negociação para ficar com ponto na expansão do Formosa da Duque. Operação própria.

Olimpíadas

Começaram no campus da Ufra, em Tomé Açu, as finais do II InterUfra. As olimpíadas da universidade envolvem seus seis campi e mais de 1.000 estudantes. Nessa edição foi homenageado o professor aposentado Manoel Liart de Matos, grande incentivador do esporte na Ufra.

Calçado

A lojista Renée Carrapatoso abrirá sua segunda loja da franquia Democrata, desta vez no mix do Pátio Belém. Inauguração em maio.

Dente

Depois do Parque Shopping, a Clínica SPA Implante, do odontólogo Luís Hermínio, chegará em maio ao Pátio Belém.

Franquia

Cláudio Noronha, franqueado em Belém da Reserva, Sungless, Hering Kids e The Body Shop, é o novo franqueado das Óticas Carol, em Manaus.

Música

Inaugurada em Belém a B.M.E. Agency, a primeira agência do Norte focada em serviços para DJs e produtores musicais. O casting já conta com o produtor Andek, o DJ carioca Caio Morgan e o renomado videomaker Ryan Monotoshi.

Nova BR

Com oito meses de atraso, iniciou no último dia 15 de janeiro, a obra de requalificação dos primeiros 18 quilômetros da BR-316. Com prazo de 19 meses para ser concluída, tem no comando o engenheiro Eduardo Ribeiro, titular do NGTM - Núcleo de Gerenciamento de Transportes Metropolitanos.

Recursos

Diferente do BRT (São Brás-Icoaraci) com demorada execução. O BRT-Metropolitano terá 72% de seu custo financiados pela agência japonesa Jica. São outros quinhentos.

Estações

Nesse período chuvoso, a obra da Nova BR inicia pela construção das 13 estações e remanejamento de rede elétrica. A partir de maio, teoricamente com menos chuvas, começarão as escavações para drenagem, supressão vegetal e terraplenagem.

Verde

A vegetação hoje existente no canteiro central da BR-316 será eliminada em sua maioria, inclusive aquela famosa samaumeira e as palmeiras imperiais em frente à prefeitura de Ananindeua. Com a Nova BR virá um novo projeto de paisagismo dando ênfase ao sombreamento.

Obra

A primeira etapa da obra da Nova BR contempla o sentido Marituba-Belém, até a Mário Covas. Nos finais de semana de julho, assim como nos feriadões, serão suspensas as ações para diminuir o impacto.

Viadutos

As intercessões da Nova BR com a Alça Viária e a Independência ganharão viadutos. Em cada sentido ficarão quatro faixas de tráfego, uma para os ônibus e três para os demais veículos.

Passarelas

Serão 11 passarelas para alimentar as estações na Nova BR. Apenas duas estações, em frente à prefeitura de Ananindeua, em vez de passarelas terão faixas de pedestres. Serão 10,8 quilômetros com calçadas e ciclovia.

Tecnologia

A Tech Bentes, com quatro lojas em Macapá, estreia no mix do Pátio Belém. Especializada em tecnologia, com venda de celulares e tablets da Apple e assistência técnica. Negócio de Michel Bentes.

Construção

O vice-presidente Região Norte da CBIC e presidente do Sinduscon-PA, Alex Dias Carvalho, participou, na semana passada, da Missão Técnica da CBIC para o IBS Las Vegas 2019. O IBS é o maior evento de construção leve do mundo, atraindo anualmente mais de 60 mil visitantes de 100 países.

Máscaras

Exposição do artista visual Gilberto Guimarães Filho, doutorando em Direitos Humanos na UFPA, “O que soa por ti?” mostra fotos de pessoas, principalmente moradores de rua, com máscaras. No Espaço Cultural Lourdes Malcher, no 24º andar do Quadra Corporate, na Doca.

Cerimonial

“O cerimonial e o mestre de cerimônias”, com Guto Delgado. De 11 a 13 de março, na ACP.

Marajó

Os laticínios marajoaras ganham cada vez mais espaço. Os irmãos Péua, uma tradição familiar, aumentaram a linha de produtos com manteiga, doce de leite e o tradicional queijo do Marajó.

Stent

O Ministério da Saúde incluiu procedimento de implantação endoscópica de stent esofágico no SUS.

Medicina

O MEC suspendeu a autorização de funcionamento de curso de Medicina, em Abaetetuba. O Itpac, do Tocantins, havia vencido.

Mais barata

Os três municípios com preço médio de gasolina mais baixo no Pará: Ananindeua (4,007); Belém (4,149) e Castanhal (4,171), diz a ANP.

Mais cara

Sai Altamira e entra Parauapebas com a gasolina mais cara no Pará, segundo a ANP. Preço médio: 4,879.

Internet

O péssimo serviço de internet da NET em Belém está passando dos limites. Carência total.

EM ALTA

Saramago

A exposição internacional de José Saramago foi vista por 7.539 pessoas no MEP - Museu do Estado do Pará.

Camicado

Nesta quarta, inauguração da loja Camicado, no mix do Pátio Belém.

Fogo

A Infraero-Belém formou 31 bombeiros militares especializados em combate a incêndio em aeródromos.

EM BAIXA

Outback

Infelizmente, o baixo ticket médio de Belém ainda não comporta uma operação da rede de restaurantes Outback. Bem futuro.

Água

A maré inundou o Terminal Hidroviário. Atingiu até os boxes de venda de passagens.

Marahu

A obra da Prefeitura tem perdido feio para a força da maré na praia do Marahu, em Mosqueiro.

(Mauro Bonna/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias